TURISMO COMUNITÁRIO NA AMAZÔNIA – Professores e alunos do Campus Boa Vista participam de evento na UFRR

por Virginia publicado 27/03/2017 15h25, última modificação 27/03/2017 15h25
No período de 22 a 26 de março, na Universidade Federal de Roraima (UFRR), professores e acadêmicos do curso de Tecnologia em Gestão do Turismo do Campus Boa Vista (CBV) participaram do “VI Encontro de Turismo Comunitário da Amazônia (VI ETCA): protagonismo das populações tradicionais e dos povos indígenas”, organizado pela Universidade Federal de Roraima (UFRR).

No período de 22 a 26 de março, na Universidade Federal de Roraima (UFRR), professores e  acadêmicos do curso de Tecnologia em Gestão do Turismo do Campus Boa Vista (CBV) participaram do “VI Encontro de Turismo Comunitário da Amazônia (VI ETCA): protagonismo das populações tradicionais e dos povos indígenas”, organizado pela Universidade Federal de Roraima (UFRR).

O evento, resultado de uma parceria entre a UFRR, o Instituto Federal de Roraima (IFRR), a Universidade Estadual de Roraima (UERR), o Sebrae-RR e a Faculdade Estácio da Amazônia, teve como principal objetivo criar um espaço de discussão sobre as atividades turísticas realizadas por populações tradicionais e pelos povos indígenas na Região Norte, contribuindo para as políticas públicas voltadas ao turismo comunitário, na perspectiva do turismo como mais uma alternativa para o desenvolvimento econômico e social da Região Amazônica.

A reitora do IFRR, professora Sandra Mara de Paula Dias Botelho, participou da solenidade de abertura do VI ETCA e, na ocasião, reafirmou a importância da parceria como forma de promover o curso de Tecnologia em Gestão de Turismo do CBV-IFRR, bem como a importância da contribuição institucional para o desenvolvimento dessa modalidade do turismo em Roraima.

PARTICIPAÇÃO DOCENTE – A professora Luciana de Souza Vitório participou da mediação dos relatos de experiências das Comunidades Indígenas Raposa 1 e Nova Esperança. Ela foi a debatedora na mesa-redonda "Limites e Possibilidades para o Turismo Comunitário em Roraima". Também mediou os trabalhos da mesa-redonda de encerramento do evento, que teve como tema "Turismo Comunitário no Brasil: da perspectiva teórica à realidade de mercado". Além disso, acompanhou alunos e professores na visita técnica à Comunidade Indígena Nova Esperança.

Já a professora Sandra Milena Palomino Ortiz expôs o relato de experiência “Visita técnica ao Lago Caracaranã com alunos do curso de Turismo do IFRR”.

Outra importante participação do IFRR se deu pela professora Elizabete Melo Nogueira, com a mediação da mesa-redonda "Turismo Rural de Base Comunitária em Roraima: cenário atual e desafios".

PARTICIPAÇÃO ACADÊMICA – Os acadêmicos do curso de Tecnologia em Gestão de Turismo e alunos do curso de pós-graduação em Gestão e Planejamento do Turismo participaram das palestras, das mesas-redondas, dos minicursos, das atividades culturais, das apresentações de pôsteres e da visita técnica à Comunidade Indígena Nova Esperança. Alguns também contribuíram para a organização do evento, atuando na recepção das atividades.

CCS/Campus Boa Vista

27/3/2017