SETEMBRO AMARELO – Programação alusiva terá palestras, minicursos, campanhas e concurso cultural

por Virginia publicado 24/08/2020 14h40, última modificação 24/08/2020 14h59
As palestras e os minicursos serão transmitidos pelo Google Meet, e as inscrições podem ser feitas desta segunda-feira, 24 de agosto, por meio do link: https://boavista.ifrr.edu.br/extensao/cursos

A Coordenação de Assistência ao Estudante do Campus Boa Vista (Caes/CBV), em parceria com as demais diretorias e coordenações estratégicas, realizará, durante o mês de setembro, programação alusiva ao Setembro Amarelo com o tema “Valorização da vida: criar e (re)inventar possibilidades em tempos de pandemia”.

De acordo com a Caes, o objetivo é promover reflexões buscando desconstruir ideias preconceituosas sobre saúde mental, instigar a capacidade criativa dos discentes, promovendo a integração, além de incentivar práticas saudáveis que podem contribuir para o aumento dos fatores de proteção e fortalecimento da rede de apoio.

Programação –  Ela contará com palestras e minicursos, além de campanhas veiculadas nas redes sociais. As palestras e os minicursos serão transmitidos pelo Google Meet, e as inscrições podem ser feitas a partir desta segunda-feira, 24 de agosto, por meio do link: https://boavista.ifrr.edu.br/extensao/cursos

A primeira campanha tem como tema “(Re)inventar e criar novas possiblidades em tempos de pandemia”, e a segunda “Fortalecimento de rede de apoio escolar”. Por meio das campanhas será incentivado o uso das seguintes hashtags: #SetembroAmareloIFRR #reinvençãoEcriatividade #SouCBVIFRR #saudadeCBVIFRR.

Além disso, durante a realização das atividades será lançado o edital de concurso cultural para a produção de vídeos que abordem a temática. A psicóloga do CBV Daiane Alves, uma das responsáveis pela ação, ressalta a participação dos profissionais convidados. "Teremos alguns profissionais externos com grande experiência, que irão palestrar ou ministrar minicurso. Neste momento, em que enfrentamos tantos retrocessos nas políticas públicas de saúde mental, é fundamental termos espaços como esses de aprendizagem e reflexão. Que sejam proveitosos a todos que escolherem participar!”, disse.

Já a psicóloga do CBV Andressa Rebouças enfatiza a importância de se trabalhar o tema valorização da vida no ambiente escolar. "Trabalhar a valorização da vida no ambiente escolar faz-se necessário, ainda mais neste contexto de pandemia e de atividades e aulas remotas. Suicídio, infelizmente, é um problema de saúde pública, por isso ações como essas são sempre muito importantes. Esperamos que a comunidade acadêmica do CBV goste e aproveite!", afirmou.

Setembro Amarelo – Campanha internacional de prevenção ao suicídio que tem por objetivo sensibilizar a população sobre esse grave problema de saúde pública. Foi lançada no Brasil em 2014 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

O suicídio é um problema de saúde pública, sendo um fenômeno complexo, multideterminado e multifatorial. No tocante à prevenção, as ações que visem à valorização da vida precisam ser aprimoradas em contextos coletivos, como o escolar, envolvendo vários atores. “No que tange à pandemia, cada vez mais é necessário estimular os estudantes a cuidar da saúde mental e a desenvolver práticas saudáveis tanto no aspecto individual, principalmente nas relações interpessoais, quanto no aspecto coletivo, que podem contribuir para o aumento dos fatores de proteção”, finalizou Andressa.

Virginia Albuquerque
CCS/Campus Boa Vista