ROBÓTICA – Palestra orienta alunos sobre normas de participação em eventos nacionais

por Virginia publicado 09/03/2017 15h17, última modificação 09/03/2017 15h17
Alunos dos cursos técnicos em Eletrônica, Eletrotécnica e Informática integrados ou integrais ao ensino médio são convidados a participar da palestra sobre a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) e Mostra Nacional de Robótica (MNR) que será realizada nesta sexta-feira, dia 10, das 9h20 às 9h50, no auditório do Campus Boa Vista (CBV).

Palestra – A palestra será ministrada pelo professor Heitor Hermeson de Carvalho Rodrigues, do CBV, que orientará os alunos interessados em participar da OBR e da MNR. O professor é o representante da OBR em Roraima e tem desenvolvido diversas ações com o intuito de difundir e promover essa área do conhecimento perante a comunidade acadêmica, entre eles o IFKaRRt, projeto no qual os alunos desenvolvem carrinhos mecatrônicos para competição.

O professor tornou-se o representante da OBR em Roraima devido às ações desenvolvidas com os alunos do IFRR e ao compromisso com o evento nos anos de 2011 a 2013. Ao ter representantes em cada estado da federação, os organizadores da OBR visam fomentar o desenvolvimento e a aplicação na área de robótica em todo o território nacional. Com essa representação, facilita-se a comunicação com a OBR para sanar dúvidas, aplicação de provas, atualização da robótica no País, além de troca de saberes e aprendizagens.

OBR – A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma das olimpíadas científicas brasileiras apoiadas pelo CNPq que utiliza a temática da robótica, tradicionalmente de grande aceitação pelos jovens, para estimulá-los às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. A OBR possui duas modalidades, que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional. Anualmente, a OBR elabora e gere a aplicação de provas teóricas e práticas em todo o Brasil utilizando essa temática. O evento destina-se aos alunos de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional e é uma iniciativa pública e sem fins lucrativos.

Alunos-destaque – Alunos do IFRR que se destacaram em edições anteriores da OBR:
2011 – Danielly Lima Bezerra (3.° lugar em nível nacional);
2012 – Janderson Gomes;
2013 – Kaique Matos;
2014 e 2015 – Não houve participação no evento (o coordenador estava em capacitação).

CCS/Campus Boa Vista
8/3/2017