FASE ESTADUAL - Prova prática da Olimpíada Brasileira de Robótica será no dia 22 de julho

por Virginia publicado 17/03/2017 15h20, última modificação 17/03/2017 15h17
As provas práticas da fase estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica 2017 serão realizadas no dia 22 de julho, e os interessados já podem fazer a inscrição. As fichas de inscrição estão disponíveis na sala de xérox do Campus Boa Vista (CBV). As provas serão realizadas no horário das 8h às 13h, no ginásio poliesportivo do CBV.

As provas práticas da fase estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica 2017 serão realizadas no dia 22 de julho, e os interessados já podem fazer a inscrição. As fichas de inscrição estão disponíveis na sala de xérox do Campus Boa Vista (CBV).  As provas serão realizadas no horário das 8h às 13h, no ginásio poliesportivo do CBV.

Como forma de orientar os alunos dos cursos técnicos em Eletrônica, Eletrotécnica e Informática integrados ou integrais ao ensino médio que têm interesse em participar da OBR 2017, o professor Heitor Hermeson de Carvalho Rodrigues, representante da OBR em Roraima, ministrou uma palestra, no último dia 10, destacando os principais pontos do evento nacional.

O professor é o representante da OBR em Roraima e tem desenvolvido diversas ações com o intuito de difundir e promover essa área do conhecimento perante a comunidade acadêmica, entre elas o IFKaRRt, projeto no qual os alunos desenvolvem carrinhos mecatrônicos para competição. O professor tornou-se o representante da OBR em Roraima devido às ações desenvolvidas com os alunos do IFRR e ao compromisso com o evento nos anos de 2011 a 2013. Ao ter representantes em cada estado da federação, os organizadores da OBR visam fomentar o desenvolvimento e a aplicação na área de robótica em todo o território nacional. Com essa representação, facilita-se a comunicação com a OBR, para sanar dúvidas, a aplicação de provas, a atualização da robótica no País, além da troca de saberes e aprendizagens.

OBR – A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma das olimpíadas científicas brasileiras apoiadas pelo CNPq que utiliza a temática da robótica, tradicionalmente de grande aceitação pelos jovens, para estimulá-los às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. A OBR possui duas modalidades, que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional. Anualmente, a OBR elabora e gere a aplicação de provas teóricas e práticas em todo o Brasil utilizando essa temática. O evento destina-se aos alunos de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional e é uma iniciativa pública sem fins lucrativos.

Alunos-destaque – Alunos do IFRR que se destacaram em edições anteriores da OBR:
2011 – Danielly Lima Bezerra (3.° lugar em nível nacional)
2012 – Janderson Gomes
2013 – Kaique Matos
2014 e 2015 – Não houve participação no evento (o coordenador estava em capacitação).

Virginia Albuquerque

CCS/Campus Boa Vista