ProfEPT – Solenidade de encerramento da primeira turma ocorrerá em 18 de novembro

por Virginia publicado 11/11/2022 14h35, última modificação 11/11/2022 14h36
O evento ocorrerá no dia 18 de novembro, sexta-feira, às 19 horas, no auditório do CBV, e será será realizado de maneira híbrida, com transmissão ao vivo pelo canal oficial do IFRR no YouTube: https://youtu.be/TrCoFHMAm0E.

A comunidade acadêmica do Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV/IFRR) tem muitos motivos para comemorar, pois, no próximo dia 18 de novembro, às 19 horas, no auditório do CBV, ocorrerá a solenidade de encerramento da primeira turma do curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). O evento será realizado de maneira híbrida, com transmissão ao vivo pelo canal oficial do IFRR no YouTube: https://youtu.be/TrCoFHMAm0E.

Dos 18 alunos concluintes, 9 são servidores do IFRR e 9 da comunidade externa. Os trabalhos de conclusão de curso deram origem a 18 produtos educacionais. No mestrado profissional, o produto educacional é um objeto de aprendizagem, como um pequeno livro, um manual de atividades, uma sequência didática, um aplicativo computacional, um software ou um jogo educativo.

Esta primeira turma deveria ter concluído o curso em 2021, no entanto, em virtude da pandemia de covid-19, houve a prorrogação do prazo para que os alunos pudessem desenvolver seus produtos com tranquilidade, garantindo a qualidade e a viabilidade técnica da proposta.

ProfEPT –  O programa foi criado, no âmbito da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), em 2017, mas somente em 2019 o IFRR associou-se a ele, ofertando a primeira turma. Gerenciado pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), o programa é coordenado por um comitê gestor, por uma comissão acadêmica nacional e por diversas comissões acadêmicas locais.

Trata-se de um programa de pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica com um curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica ofertado em rede nacional, vinculado à área de ensino e reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação. Tem como objetivo proporcionar formação em educação profissional e tecnológica, visando tanto à produção de conhecimentos quanto ao desenvolvimento de produtos por meio de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado.

Instituições associadas – A oferta em rede envolve instituições associadas de todas as regiões do Brasil, incluindo 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais e o Colégio Pedro II.

Segundo o coordenador do ProfEPT no IFRR, professor Marcos André Fernandes Sposito, o credenciamento do instituto ao programa trouxe grandes benefícios, tanto para os servidores, que passaram a ter mais oportunidade de capacitação e desenvolvimento profissional, como para a comunidade em geral, que passou a contar com um curso de mestrado de qualidade, gratuito, com foco multidisciplinar e alinhado à necessidade de os profissionais da educação compreenderem suas práticas educativas e saberem como se dá o processo de organização e memórias de espaços pedagógicos da educação, profissional e tecnológica. “Executar e manter em funcionamento um curso dessa magnitude é motivo de muito orgulho para todos nós, professores, equipe administrativa e gestores. Todos os esforços são no sentido de garantir a continuidade da oferta do curso e, principalmente, buscar a excelência na produção e disseminação de conhecimento, por meio da realização de investigações sobre a EPT, que, geralmente, permitem ao mestrando ter uma atitude reflexiva e crítica sobre sua prática pedagógica e também por meio da elaboração de produtos educacionais, que contribuem significativamente para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem em diversas temáticas”, disse.

Para a diretora de Pesquisa e Pós-Graduação do CBV, professora Saula Oliveira, as pesquisas e os produtos entregues pelos mestres do ProfEPT também proporcionam uma reflexão acerca das práticas desenvolvidas no âmbito institucional. “A primeira turma do mestrado ProfEPT gerou 18 produtos educacionais voltados para diversas áreas do conhecimento, os quais agregam grande relevância social. No âmbito do instituto, esses trabalhos repercutiram como uma reflexão da nossa prática diária, destacando-se o viés da pesquisa aplicada e da indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão”, ressaltou.

A egressa Marilene Portela conta que concluir o curso de mestrado, além de um sonho realizado, representou um marco em sua carreira profissional e pessoal. “Novas oportunidades já estão surgindo, e o conhecimento que se adquire, depois de anos de estudo, nos modifica como seres humanos críticos, dentro de um contexto que ainda mantém tantas minorias à margem do alcance de uma sociedade igualitária. Nesse sentido, meu produto educacional, que é um guia de ações direcionadas a profissionais que trabalham direta e indiretamente com o Proeja, tem o objetivo de auxiliar nas práticas significativas que podem ser realizadas na instituição, para o enfrentamento do problema da evasão escolar, ainda muito característico do público da Educação de Jovens e Adultos”, explicou.

A enorme satisfação em fazer parte da primeira turma do ProfEPT é evidente na fala do servidor Holtton Bruno Alves. Ele recorda com saudosismo os desafios enfrentados desde a seleção para ingresso no curso. “Me recordo que participamos de um seletivo bastante concorrido,  por meio de uma prova, e que, no meio do curso, passamos por um momento de incertezas quanto ao futuro, por conta da pandemia. Isso nos trouxe inúmeros desafios a superar, além dos normalmente enfrentados nos cursos stricto sensu. As adaptações, inovações e novas estratégias para a aplicação das pesquisas propostas pelos estudantes do curso fizeram parte de cada defesa de dissertação apresentada, além dos produtos educacionais que foram produzidos e validados com ênfase em práticas em educação profissional e tecnológica que contribuem para o ensino e o fortalecimento dos institutos federais”, relatou.

Holtton apresentou o produto educacional "Aprendizagem significativa no ensino de biologia: aulas experimentais de microbiologia com materiais alternativos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)", que demonstra o efeito de atividades experimentais de microbiologia com estudantes do ensino médio integrado, comparando-as com métodos tradicionais e aulas virtuais, disponibilizando, assim, um produto que fornece um guia para orientar docentes e estudantes na execução de aulas práticas com a utilização de materiais e equipamentos alternativos. “O motivo de realizar tal pesquisa e fornecer esse produto educacional foi permitir aos estudantes contato com uma metodologia que promova atividades práticas de aprendizagem para melhorar a compreensão dos conteúdos estudados, contribuindo para a formação integral dos sujeitos e produzindo aprendizagem significativa aos estudantes”, explicou.

 
 
Virginia Albuquerque
CCS/Campus Boa Vista com informações do site: https://profept.ifes.edu.br/
11/11/22