OUTORGA DE GRAU – 26 formandos de cursos de licenciatura e de tecnologia são diplomados

por Virginia publicado 07/12/2022 17h34, última modificação 07/12/2022 17h34
Formandos de cinco cursos colaram grau: Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Letras-Espanhol, Licenciatura em Educação Física, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Tads) e Tecnologia em Gestão Hospitalar (TGH).

Na noite desta terça-feira, 6, no auditório do Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV/IFRR), foram diplomados mais 26 formandos de cursos superiores de licenciatura e tecnologia.

Na solenidade, que contou com a presença de gestores da Reitoria e do CBV, as autoridades acadêmicas foram unânimes em ressaltar a importância do momento de outorga, uma vez que representou a superação de um grande desafio pelos acadêmicos, que tiveram de estudar parte do curso de maneira remota por causa da pandemia.

A paraninfa do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS), Saula Oliveira, que compôs a mesa de honra representando os demais paraninfos, fez questão de destacar a emoção sentida não somente pelos alunos, mas também pelos gestores que tiveram o privilégio de partilhar de um momento tão importante para os formandos. “Sem dúvida, a emoção marca um momento tão especial como este. Como professora, olho para cada um e enxergo muitas histórias. Imagino o que vocês passaram para chegar até aqui. Foi necessário encarar e superar desafios, renunciar momentos de lazer para se dedicar aos estudos, controlar o medo do futuro, trabalhar e estudar ao mesmo tempo. Enfim, cada um viveu sua história e precisou ir além dos seus limites. Por isso, esta noite simboliza uma vitória que deve ser partilhada com seus pais, familiares e amigos”, disse.

Para a diretora-geral do CBV, professora Joseane Cortez, a outorga de grau foi um momento de grande satisfação para todos os gestores e professores que acompanharam os formandos de perto e puderam observar a evolução de cada um decorrer do curso. “Estamos certos de que vocês sairão daqui preparados para qualquer desafio. E tenham certeza do grande orgulho que sentimos de participar deste momento, porque temos plena convicção do potencial de todos vocês. Sabemos que vocês vivenciaram experiências valiosas com cada professor, educador e servidor que cruzou o caminho de vocês e que contribuíram de maneira significativa para a formação acadêmica de cada um. Sejam felizes e busquem cada vez mais ampliar o conhecimento de vocês, pois temos certeza de que não vão parar por aqui, afinal este é apenas o começo de um grande caminho que têm a percorrer”, ressaltou.

Segundo a reitora do IFRR, professora Nilra Jane Bezerra, o IFRR, como instituição pública de ensino, tem como compromisso, em primeiro lugar, para além da formação de profissionais de excelência, o enfrentamento das injustiças sociais. “Por isso, nesta celebração de formatura de tantos profissionais, reitero meu desejo de que a atuação de vocês reverbere, em qualquer espaço, o olhar pelos vulneráveis, pela diminuição das diferenças sociais em nosso país e pelo cuidado do nosso planeta por meio do desenvolvimento sustentável. Tenho muito orgulho de vocês e me sinto honrada, assim como os outros professores e gestores, de fazer parte da biografia de cada um. Sigam o caminho profissional com ética, buscando incansavelmente a formação, pois o mundo está sempre evoluindo. Vocês estão levando consigo a força do conhecimento socialmente valorizado, capaz de trazer mais oportunidades e de resultar na transformação de muitas vidas”, completou.

Oradores – Os discursos dos oradores das turmas são sempre carregados de muita emoção e nostalgia. A oradora do curso de Tecnologia em Gestão Hospitalar, Vanessa Vilhena, destacou a importância dos professores na trajetória acadêmica dos formandos, em especial a da professora Cleide Bezerra, que faleceu em fevereiro de 2020. “Tanta coisa aprendemos com cada um dos nossos professores, que, com toda a paciência do mundo, não mediram esforços para nos incentivar a ser pessoas melhores e torceram por nós durante o nosso primeiro seminário, no estágio e nos momentos tensos do TCC. Nesse tempo em que passamos juntos, enfrentamos um momento de grande tristeza, a perda da nossa professora Cleide, que foi muito importante para nós, pois era uma mulher de fibra, companheira, brincalhona e ótima profissional. Ela nos deixou repentinamente, mas sabemos que, quanto a esse fato, só nos resta confiar no Senhor”, declarou.

O orador do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Tads), Lucas Rafael Lima, convidou todos os colegas formandos para refletir sobre os problemas enfrentados pela sociedade, desafiando-os a propor soluções. “Acredito que melhor do que falar sobre o passado é visualizar o nosso futuro na profissão em que almejamos trilhar. É falar dos novos profissionais de tecnologia que irão moldar o futuro e criar soluções para os problemas existentes. Firmamos aqui o compromisso de trabalhar incansavelmente em prol da inovação e do avanço da nossa sociedade. Convido os meus colegas e todos aqui presentes a reescrever o código fonte do mundo”, frisou.

CCS/Campus Boa Vista
7/12/22