LÍNGUAS E INTERAÇÃO CULTURAL – Acadêmicos realizam pesquisas sobre o estudo de língua espanhola na região de fronteira e em comunidade indígena

por Virginia publicado 15/12/2016 15h25, última modificação 20/12/2016 20h19
Diante da diversidade linguístico-cultural presente em Roraima, pesquisas na área de línguas e linguagens desenvolvidas por acadêmicos do Campus Boa Vista Centro (CBVC) visam ao entendimento do contexto em que elas são empregadas, bem como das influências linguístico-culturais que permeiam as relações interpessoais, promovendo a integração entre os povos das regiões de fronteira e também entre índios e não índios

Diante da diversidade linguístico-cultural presente em Roraima, pesquisas na área de línguas e linguagens desenvolvidas por acadêmicos do Campus Boa Vista Centro (CBVC) visam ao entendimento do contexto em que elas são empregadas, bem como das influências linguístico-culturais que permeiam as relações interpessoais, promovendo a integração entre os povos das regiões de fronteira e também entre índios e não índios.

Espanhol na região de fronteira –  O trabalho de pesquisa “Reflexões sobre o ensino de língua espanhola na Escola Estadual Cícero Vieira Neto: um olhar sobre a escola na fronteira”, desenvolvido pela acadêmica do curso de Licenciatura em Letras/Espanhol e Literatura Hispânica Adriana Alves da Silva, sob a orientação da professora Nathália Oliveira, teve como principal objetivo analisar o processo de ensino-aprendizagem da língua espanhola, como língua estrangeira, na Escola Estadual Cícero Vieira, em Pacaraima, considerando as relações linguísticas estabelecidas em região de fronteira. A pesquisa foi desenvolvida por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica (Pibict).

“Existe uma diferença da ‘escola de fronteira’ para a ‘escola na fronteira’. A primeira possui o ensino de vários idiomas, já a segunda se caracteriza pela escola que fica localizada em uma região da fronteira, mas não tem como foco principal o ensino de línguas. Nesse sentido, busquei analisar a metodologia utilizada pela professora de Língua Espanhola e fazer algumas reflexões sobre o ensino-aprendizagem dos alunos. Foi percebido que há a predominância do enfoque gramatical, pois, segundo a professora entrevistada, tanto os alunos venezuelanos quanto os brasileiros não dominam a gramática da língua espanhola”, explicou Adriana, acrescentando que o diferencial do trabalho desenvolvido pela professora da escola pesquisada é o trabalho de forma lúdica, por meio de jogos, canções e outros recursos diversificados.

Adriana diz que sempre teve curiosidade de estudar as relações linguísticas estabelecidas na fronteira, pois,  além de aprender sobre o uso da língua nos diversos contextos, pode-se observar a interação sociocultural, o que representa uma rica oportunidade para aprimorar os conhecimentos didáticos que utilizará como futura professora de Língua Espanhola.

Espanhol no contexto indígena – Outra importante pesquisa  com foco no ensino da língua espanhola, intitulada “Identidade Linguístico-cultural: o ensino de língua espanhola em um contexto multilíngue para os alunos indígenas”, foi desenvolvida na Comunidade Indígena do Canauanim, na região da Serra da Lua, Município do Cantá, em Roraima. “Buscou-se discutir os fundamentos teóricos e metodológicos do ensino da língua espanhola, com base em atividades de pesquisas que possibilitaram a ampliação e o desenvolvimento da aprendizagem em sala de aula, visto que, por se tratar de uma região de fronteira –   Brasil, Venezuela e Guiana Inglesa –, onde convivem várias línguas (português, espanhol e inglês), ou seja, considerou-se o contexto multilíngue presente em Roraima”, explicou a acadêmica Fernanda Silva e Silva, do 6.° módulo do curso de Letras/Espanhol e Literatura Hispânica, que desenvolveu a pesquisa sob a orientação da professora Roseli Bernardo.

Foi analisado o processo de formação dos discentes da comunidade, o que possibilitou uma integração durante o processo educativo, fazendo com que eles se apropriassem dos conhecimentos da língua espanhola, à medida que as atividades iam sendo realizadas. Foram desenvolvidas atividades relacionadas à gramática envolvendo adjetivo, substantivo, sinais de pontuação, heterotônicos, heterogênios, heterossemântico, frases, alfabeto, numerais, cores,  família e sentimentos, por meio de dinâmicas, aulas expositivas e produção de texto nas línguas espanhola e materna.

Eventos – Os resultados das pesquisas foram apresentados, com o uso de pôsteres, no V Fórum de Integração –  Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação Tecnológica – do IFRR (Forint), no período de 28 a 30 de novembro, no CBVC, e no XI Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Iniciação Científica (Connepi), no período de 6 a 9 de dezembro, em Maceió (AL). O IFRR esteve representado neste evento por uma delegação composta por 53 pessoas, entre estudantes e professores, que apresentaram também os resultados de outras pesquisas em diversas áreas.

 

Virginia Albuquerque
CCS/Campus Boa Vista Centro
14/12/2016