IF Comunidade ocorre neste sábado, 26, no Parque Anauá

por Virginia publicado 25/11/2022 15h20, última modificação 25/11/2022 15h20
Para a edição 2022 do IF Comunidade, o Campus Boa Vista levará cerca de 300 colaboradores, entre servidores e alunos, que atuarão na apresentação e na mediação de 21 atividades diferentes. A programação do evento será composta por mostra de produtos e serviços dos cursos técnicos, superiores e de pós-graduação.

A comissão organizadora do IF Comunidade definiu os detalhes para o evento, que ocorre neste sábado, 26, das 9h às 17h, no Parque Anauá.

Dia D do Descarte – Como parte da programação, a equipe do projeto Dia D do Descarte vai realizar mais uma ação de recolhimento de materiais inservíveis que possam ser destinados à reciclagem, como papel, papelão, garrafa PET, plástico, material eletrônico, pilha, bateria, metais e alumínio.

Neste ano, o IF Comunidade está sendo realizado em parceria com o Caminhão Conhecendo os ODS, que é patrocinado pela empresa Eneva, e está sendo trazido a Roraima pela NTICS Projetos no Brasil.

Eneva – Uma das maiores operadoras integradas de energia que atua na exploração e produção (E&P) do gás natural, fornecendo soluções em energia.

A companhia possui ativos de E&P nos estados do Amazonas e do Maranhão. Atualmente, opera 11 campos de gás natural nas bacias do Parnaíba (MA) e do Amazonas (AM). Adicionalmente, possui, nessas regiões, uma área total sob concessão superior a 60 mil km².

Com um parque de geração termelétrica com 6,3 GW de capacidade de geração de energia e de projetos já em construção, a Eneva produz energia segura e competitiva para o sistema elétrico brasileiro. Seus ativos de geração estão localizados nos estados do Maranhão (Complexo Parnaíba e Itaqui), do Ceará (Pecém II e Termofortaleza), de Sergipe (UTE Porto de Sergipe I) e de Roraima (Jaguatirica II). Em renováveis, a empresa passa a contar com 2 ativos operacionais e 1 pipeline de geração centralizada e distribuída, localizados em Minas Gerais, na Bahia e no Rio Grande do Sul.

O IF Comunidade e o CBV/IFRR estão, portanto, integrando um grande evento da Agenda 2030 em Roraima, que contará com a participação de outras instituições e organizações locais. A agenda tem como lema “Não deixar ninguém para trás na década da regeneração”.

Para a diretora de Extensão do CBV, professora Marilda Bentes, o IF Comunidade constitui-se em um importante evento de prestação de contas à sociedade, uma vez que discentes, docentes, técnicos e gestores apresentam, por meio dele, boa parte das ações desenvolvidas no decorrer do ano letivo, no âmbito das dimensões do ensino, da pesquisa, da extensão e da inovação tecnológica. “Não tem como negar a importância dessa parceria, uma vez que a atuação da NTICS Projetos no Brasil tem como prioridade quatro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, sendo o 4.º (Educação de Qualidade), o 8.º (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), o 12.º (Consumo e Produção Responsáveis) e o 17.º (Parceiras e Meios de Implantação). A perspectiva da empresa para o ODS 4 é levar projetos inovadores e sustentáveis para 3,7 milhões de crianças e adolescentes (10% dos alunos matriculados no ensino público do Brasil) até 2025. Logo, o CBV/IFRR se enquadra como uma instituição que promove a formação integral de nossos jovens. Com isso, concretiza a educação, a ciência e a tecnologia em consonância com os arranjos produtivos locais, socioeconômicos e culturais, de forma a contribuir para o desenvolvimento sustentável. Com as ações desenvolvidas por nossa comunidade acadêmica, no âmbito de seus diversos cursos, promovemos desenvolvimento e transformação social”, disse.

O coordenador do Caminhão dos ODS, Lucas Caetani Candido, explica que o projeto tem como objetivo disseminar o conhecimento sobre os ODS e transformar o cidadão em agente multiplicador desse conhecimento. “Essas informações sobre os ODS são levadas ao público que vai visitar o evento por meio dos nossos parceiros, e, então, a população passa a refletir melhor sobre suas atitudes, suas ações e seu papel na mudança do planeta. Em Boa Vista, temos um importante parceiro, o IFRR, que será uma das principais atrações do evento, com dezenas de atividades que serão realizadas nos espaços das tendas. O Instituto Federal não poderia ficar de fora, diante das diversas ações que já desenvolve com foco nos ODS”, disse.

Acesse a programação do IF Comunidade no link a seguir:

Para outras informações sobre o Caminhão dos ODS, acesse o site oficial da organização:

Virginia Albuquerque
CCS/Campus Boa Vista com informações do site: https://conhecendoosods.com.br/caminhao/
25/11/22