Grupo de pesquisa realizará evento alusivo ao Dia Internacional do Orgulho LGBT

por Virginia publicado 21/06/2023 21h30, última modificação 21/06/2023 21h44
O evento Vivência do Orgulho, que ocorrerá no dia 28 de junho, às 19 horas, no auitório do CBV, tem como objetivo de promover uma educação voltada para os direitos humanos.

O Grupo de Pesquisa Formação Docente, Diversidade Sexual e de Gênero na Educação Profissional e Tecnológica (GP-FDdisgEPT), do Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV/IFRR), vinculado ao CNPq, realizará, no dia 28 de junho, quarta-feira, às 19 horas, no auditório da unidade, o evento Vivência do Orgulho, com o objetivo de promover uma educação voltada para os direitos humanos.

28 de junho – Data que representa um marco para a comunidade LGBT+, pois ela marca a luta contra a opressão por causa da orientação sexual e da identidade de gênero. A luta pelo reconhecimento dos direitos da comunidade LGBT+ começou há 50 anos, em Stonewall, e continua até os dias de hoje.

Embora haja muitas redes e movimentos que trabalhem para assegurar os direitos humanos da comunidade LGBT+, ainda existem diversos desafios a serem superados, como afirma o presidente da Associação Grupo Athena Cores de Roraima (Agac-RR) e um dos membros do grupo de pesquisa, Thannara Útana Isis Silva de Souza. “Faço parte do grupo como representante da Agac e me sinto lisonjeado em participar de uma atividade em um dia tão importante para nossa comunidade, por meio de uma instituição de ensino tão renomada no Estado de Roraima, pois esse dia celebra a luta por direitos civis, fato que originou diversos movimentos por respeito à cidadania e continua a nos mover, enquanto instituição, até os dias atuais. Saber que uma instituição de ensino como o IFRR assume a responsabilidade de abordar um tema sensível para a sociedade brasileira, demonstra o comprometimento no desenvolvimento pleno da comunidade universitária em formar cidadãos para o respeito às diferenças e para uma sociedade justa e igualitária, como orienta nossa Constituição Federal. Ressalto ainda que essa atividade faz parte de uma ação do grupo de pesquisa que tem como objetivo formar profissionais e pesquisadores pautados pelo respeito à diversidade, fato muito significativo não somente para a instituição, mas para a sociedade roraimense, que ganha com professores e demais profissionais com mais esclarecimento e formação sobre a temática. Nossa associação luta por uma sociedade mais equitativa há 11 anos, e destacamos que “nosso orgulho é todo dia”. Orgulho de lutar por um país mais progressista, que respeite plenamente as liberdades individuais, toda forma de amor e existência do seu povo”, disse.

Segundo a líder do GP-FDdisgEPT, Ana Paula Santos de Oliveira, este é o primeiro evento de extensão organizado pelo grupo de pesquisa. “Nos sentimos honrados em propor nosso primeiro evento de extensão, que surgiu a partir de debates e estudos no GP, sendo esse um marco para as próximas ações, seja no âmbito da extensão ou da pesquisa. A ação reforça o direito à cidadania das pessoas que compõem a comunidade LGBT+, priorizando o respeito. Cabe salientar que esse evento é relevante para o IFRR, pois uma instituição que há 30 anos vem contribuindo com o desenvolvimento social e econômico de Roraima tem demonstrado na prática o compromisso assumido pelo estado brasileiro de assegurar um modelo educacional democrático e não discriminatório, ou seja, de uma educação voltada para a defesa dos direitos humanos. Dessa forma, respeita a sua legislação, que assegura a todos e a todas a garantia de direitos, independente de raça, gênero e orientação sexual, mas que, para a comunidade LGBT+, em especial, converte-se numa luta diária”, declarou.

Programação

– Exposição de quadros: Miguel Villar (exposição física) e Julhy Van Den Berg (exposição digital)
 – Apresentação cultural com a poetisa Elisa Coimbra
 – Palestra “História de luta LGBT+ pelos direitos civis”, com Thannara Útana