FOCO NO ALUNO – Programas de Assistência Estudantil e Bolsas Acadêmicas de Extensão são apresentados no Connepi
Com foco no aluno, a economista do Campus Boa Vista Zona Oeste (CBVZO) Terezinha Filgueiras de Pinho, em conjunto com o professor Gilson Garófalo, da PUC-SP, realizaram um estudo sobre Assistência e Bolsas de Extensão no IFRR, cujos resultados foram apresentados, em forma de pôster, no IX Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Iniciação Científica (Connepi), em Maceió (AL).
O trabalho relata que as políticas de assistência estudantil e de bolsas de extensão são desenvolvidas no âmbito do Instituto Federal de Roraima com base em fundamentos legais e em conformidade com regulamentações internas. O objetivo desses programas é oferecer oportunidades de inserção dos alunos em ações, atividades, projetos que lhes garantam total inclusão com vistas à diminuição da retenção e da evasão escolar. No entanto, tais benefícios ficam comprometidos pelo fato de o campus ainda não possuir um espaço próprio e adequado para o desenvolvimento das atividades.
“São vários os pontos positivos desses programas percebidos, inclusive, no relato dos alunos, que enfatizam a integração presente no âmbito da comunidade interna e da comunidade externa. No entanto, como ainda não temos prédio próprio e estamos funcionando em três lugares diferentes, com turmas e equipes de trabalho na Reitoria, no Campus Boa Vista Centro e na Escola Estadual Elza Breves de Carvalho, localizada no Conjunto Cidadão, acabamos dispondo de um espaço reduzido, o que nos impede de ampliar os programas e consequentemente nossas ações para mais alunos”, explicou Terezinha.
“Os dados referem-se a um período recente, uma vez que o Campus Boa Vista Zona Oeste ainda está sendo implantado. No entanto, pretendemos também enaltecer o papel social que o Campus Boa Vista Zona Oeste exerce, tanto por meio da assistência como da extensão, especialmente para a comunidade do Conjunto Cidadão, onde está inserido”, complementou Garófalo.
Campus – As obras do CBVZO estão em andamento e a previsão é que, no primeiro semestre de 2018, seja concluída e entregue à comunidade escolar a primeira fase das instalações do campus.