Expo Mead apresenta trabalhos científicos e tecnológicos dos alunos do curso Técnico em Eletrônica

por Virginia publicado 03/12/2018 21h09, última modificação 03/12/2018 21h09
O evento ocorrerá nesta quinta-feira, dia 6, das 13h30 às 17h30, no hall do Dape.

Nesta quinta-feira, dia 6, das 13h30 às 17h30, no hall do Departamento de Apoio Pedagógico do Campus Boa Vista (Dape-CBV), ocorrerá a 4.ª Mostra de Eletrônica Analógica e Digital (a Expo Mead).

O evento tem como objetivo apresentar trabalhos técnico-científicos e tecnológicos desenvolvidos por meio das tecnologias sociais com a aplicação do conhecimento adquirido nas disciplinas técnicas do curso Técnico em Eletrônica integrado ao ensino médio.

Público-alvo – Participam da mostra os alunos das turmas 13411, da disciplina Eletrônica Analógica, ministrada pelo professor Maurício Braga; 13421, da disciplina Eletrônica Digital, ministrada pelo professor Heitor Hermeson de Carvalho Rodrigues; e 13431, da disciplina Projetos Eletrônicos, também ministrada pelo professor Rodrigues. “Este evento, de forma motivadora, possibilita aos alunos aplicar diretamente os conhecimentos do curso, além de demonstrar aos outros estudantes dos cursos técnicos a possibilidade de conciliar o ensino, a pesquisa e a extensão, conforme a missão institucional”, explicou Rodrigues.

Ainda de acordo com o docente, a ideia do evento surgiu após cursar a disciplina Resolução de Problemas em Ciências do curso de Mestrado em Ciências da Universidade Estadual de Roraima (Uerr), do qual participou como aluno especial. “Essa disciplina me despertou um novo saber chamado Epistemologia, em que destaco o pensamento de dois renomados autores, Talízina e Bachelard, que enfatizam a importância de promover o interesse do aluno, mantendo-o sempre motivado, e de possibilitar o diálogo entre diferentes saberes científicos, além da valorização do conhecimento do aluno”, relatou.

Exposição – Durante o evento, os projetos serão apresentados em forma de pôsteres. Já os circuitos eletrônicos serão apresentados por meio da montagem em protoboard, placas de circuito impresso (PCI), ou da simulação em software específico. Todos os projetos, em relação às tecnologias sociais, vão utilizar a aplicação direta da filosofia KISS, com o lema “Quanto mais simples, melhor”.

Essa atividade prática apresenta diversas perspectivas para os alunos participantes. Para os do primeiro e do segundo ano, há oportunidade de estágio e/ou pesquisas científicas na área de eletrônica, já que haverá a visita de representantes de outras entidades educativas, como universidades públicas ou privadas. Para os do terceiro ano, há possibilidade de surgimento de vagas de emprego, já que haverá também a visita de empresários e apresentação de projeto final de curso.

Conheça os trabalhos que serão apresentados na Expo Mead.

Virginia Albuquerque
CCS/Campus Boa Vista