Encontro Pedagógico reunirá equipes gestora, pedagógica e docente do Campus Boa Vista

por Virginia publicado 30/01/2020 19h05, última modificação 30/01/2020 19h05
O evento é organizado pelo Departamento de Apoio Pedagógico e Desenvolvimento Curricular (Dape) e ocorrerá de 3 a 7 de fevereiro, no Campus Boa Vista.

Com o tema “Educação Profissional, Científica e Tecnológica: desafios e perspectivas para a reformulação e desenvolvimento do currículo no Campus Boa Vista”, o Encontro Pedagógico 2020.1 que ocorrerá, de 3 a 7 de fevereiro, reunirá as equipes gestora, pedagógica e docente do Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV/IFRR) em torno do debate de diversos assuntos pautados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O evento é organizado pelo Departamento de Apoio Pedagógico e Desenvolvimento Curricular (Dape).

Contexto - A BNCC estabelece o conjunto de aprendizagens essenciais e indispensáveis a todos os estudantes do Brasil. Com ela, redes de ensino e instituições escolares públicas e particulares passam a ter uma referência nacional obrigatória para a elaboração ou adequação de seus currículos e propostas pedagógicas. Essa política educacional propõe transformações para a Educação que vão impactar diretamente nos currículos dos Institutos Federais, independente de seu nível de atuação, Educação Básica ou Superior.

Em virtude de sua importância para a condução do processo educacional, é essencial o entendimento sobre o posicionamento do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) frente à atual política educacional, bem como promover a discussão sobre as Diretrizes para a formação de professores, a Permanência e o êxito dos alunos, entre outros temas pertinentes a essa temática para compreender como ocorrerá a sua execução.

Para a diretora do Dape, professora Raimunda Maria Rodrigues Santos, esta edição do Encontro Pedagógico irá promover um debate sobre os desafios dos Institutos Federais frente às novas políticas para a educação brasileira, enfocando, principalmente, a reformulação do currículo de nível médio, a partir da aprovação da BNCC. “Essa discussão é importante para que possamos entender as razões da rede federal optar por ofertar um itinerário diferente do previsto na BNCC e, assim, possamos também orientar nossos estudantes para que percebam que os cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFRR, além da formação profissional, garantem a eles uma base sólida de conhecimentos e habilidades em diferentes áreas, que facilitarão suas opções ao longo da vida”, explicou Raimunda.

Já a diretora-geral do CBV, professora Joseane Cortez, enfatiza que o tema do Encontro Pedagógico oportuniza a reflexão acerca do currículo, enquanto espaço de integração entre pesquisa, ensino, extensão e inovação, associado às novas orientações da BNCC no fazer inclusivo e na busca de uma formação ampla, associada à formação geral e técnica. “Trazer estas reflexões torna-se imprescindível para uma caminhada letiva de desafios e mudanças que requerem tomadas de decisões muito importantes para o cenário educacional destes tempos”, disse.

Acesse aqui a programação completa do encontro.

CCS/Campus Boa Vista
30/01/20