JOGOS INTERCAMPI – Competição une a experiência de atletas veteranos com a superação dos iniciantes

por Virginia publicado 02/04/2017 12h55, última modificação 03/04/2017 14h56
Além de propiciar a integração entre os alunos dos campi do IFRR e promover o esporte, os Jogos Intercampi representam a possibilidade de unir a experiência de atletas veteranos com a superação dos que participam pela primeira vez do evento
JOGOS INTERCAMPI –  Competição une a experiência de atletas veteranos com a superação dos iniciantes

Jogos Intercampi seguem até o meio dia deste domingo, no complexo poliesportivo do Campus Boa Vista.

Além de propiciar a integração entre os alunos dos campi do IFRR e promover o esporte, os Jogos Intercampi representam, sobretudo, a possibilidade de unir a experiência de atletas veteranos com  a superação dos que participam pela primeira vez do evento.

Natação – A aluna do Campus Boa Vista Zona Oeste (CBVZO) Sablina Silva Gomes, que disputou quatro provas: 100 metros medley, 100 metros livre, 50 metros livre e 50 metros peito, diz que pratica natação há quatro anos, por meio de um projeto desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Boa Vista, mas revela que a participação nos Jogos Intercampi do IFRR ajudou no aprimoramento técnico. “Eu participei dos jogos no ano passado apenas nas provas de 50 metros livre e 100 metros peito, mas, de lá pra cá, me esforcei e melhorei bastante, baixando os tempos e participando de mais provas”, revelou.

Sablina diz ainda que os jogos são importantes para promover a socialização entre os alunos da Capital e do interior e para motivar os atletas a se superarem com vistas à participação nos eventos esportivos regionais e nacionais, como é o caso dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs).

Lilian (1 lugar) e Sablina (2 lugar) sendo premiadas pela professora Gisela Rosseti do Campus Zona Oeste.

Diferente de Sablina,  Lilian Geovana Garcia Saraiva Botelho é uma atleta bastante experiente. Já participou de diversos eventos nacionais pelo clube que representa, a Associação dos Policiais e Bombeiros Militares/Aquática Marinho. Geovana participou das provas de 50, 100 e 200 metros livre, conquistando  três medalhas de ouro. “Minha experiência com treinamentos em clubes e participação em competições, inclusive nacionais, garantem que eu alcance bons resultados nos Jogos Intercampi do IFRR. Por isso,  entendo que o efetivo investimento em treinamentos pelo Campus Boa Vista é indispensável para que novos talentos sejam descobertos na minha modalidade”, frisou Lilian, destacando a importância de o CBV implementar um programa de  treinamento para a natação.

Futsal – Uma das modalidades mais disputadas nos Jogos Intercampi é o futsal masculino, que sempre demonstra a rivalidade entre os campi devido ao elevado nível técnico das equipes. Na manhã deste sábado, dia 1º, o Campus Boa Vista (CBV) venceu o Campus Zona Oeste (CNP) por 11x1, mas, no período da tarde, acabou perdendo do Campus Amajari (CAM) pelo placar de 8x4. Na manhã de domingo, dia 2, ainda terão a oportunidade de garantir uma colocação no pódio.

Ítalo Caetano do CAM comemorou o resultado positivo das duas primeiras partidas.

É a primeira vez que o Ítalo Caetano dos Santos participa dos jogos e, depois de ter ajudado a equipe do CAM a conquistar as vitórias, o mais novo atleta do futsal fala da emoção em participar das disputas. “É a primeira vez que eu participo de uma competição em um ginásio deste tamanho, por isso me sinto satisfeito e realizado. É muito bom jogar e competir, não importa o resultado, o que importa é participar. Todas as pessoas que ficam nas ruas, que não têm o que fazer, deveriam ter uma oportunidade como esta, pois o esporte é importante para a saúde e para a vida”, completou o atleta do Amajari.

A equipe do CAM já garantiu o primeiro lugar na competição ao vencer as duas primeiras partidas:  4x1 contra o Campus Novo Paraíso (CNP) e 8x4 contra  o CBV.

Lucas lamentou o placar, mas fala da expectativa para o jogo desta manhã contra o Campus Novo Paraíso.

Lucas Basgal de Oliveira, atleta da equipe de futsal do CBV, comentou o resultado contra o CAM. “Atribuo o resultado negativo dessa segunda partida ao cansaço, pois tivemos um jogo muito duro pela manhã. Nos faltou maior resistência para conseguirmos correr até o final da partida. O primeiro tempo foi bem equilibrado, com os dois times atacando e defendendo-se bem, mas infelizmente, ao final, fomos vencidos pela exaustão”, lamentou Lucas.

Acesse  aqui o Boletim Informativo 02 dos Jogos Intercampi 2017.

CCS/Campus Boa Vista
2/4/2017