CAPACITAÇÃO NO MOODLE – Certificados já estão disponíveis

por Virginia publicado 06/07/2020 23h26, última modificação 06/07/2020 23h26

Os 526 alunos dos cursos voltados à utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA/Moodle realizados nos meses de abril e maio já podem imprimir seus certificados. Os concluintes dos cursos Capacitação de Servidores para a Utilização e Criação de Salas no Ambiente Virtual de Aprendizagem/Moodle (60h) e Capacitação de Discente para a Utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem/Moodle (60h) devem acessar o site (https://boavista.ifrr.edu.br/extensao/certificados) para a emissão dos certificados.

Capacitação de servidores – Um total de 183 servidores, entre docentes e técnicos, participaram dessa capacitação, que contou com o envolvimento de 26 pessoas na organização e na execução do curso.
Para a coordenadora de Projetos e Programas de Extensão de Extensão, professora Luciane Wottrich, o Campus Boa Vista (CBV) adequou-se à nova realidade ao ofertar a capacitação. “Devido a mudança no cenário educacional provocada pela pandemia do coronavírus, o CBV, sempre pensando na qualidade do ensino, ofertou o curso para alinhar as produções de materiais didáticos, contribuindo, assim, para o melhor desenvolvimento do professor no processo de ensino. Aliado a isso, temos o avanço e o desenvolvimento tecnológico transformando a maneira de ensinar e aprender, proporcionando inovações para que se alcancem melhores resultados no fazer pedagógico”, disse.

Capacitação de estudantes – Dessa capacitação participaram 343 alunos dos cursos técnicos e superiores do IFRR. Para a organização do curso, a instituição contou com o apoio de 25 servidores.
“O curso propôs sensibilizar o público discente para as ferramentas virtuais de aprendizagem, contribuindo, assim, para o desenvolvimento acadêmico e o alcance dos melhores resultados no ensino. Com a mudança da situação e da realidade educacional, causada pela Covid-19, essa ação possibilitou o melhor desenvolvimento do estudante no processo de aprendizagem”, acrescentou Luciane.

Segundo a diretora do Departamento de Apoio Pedagógico (Dape), Larissa Jussara Leite de Santana, as capacitações surgiram da necessidade de capacitar tanto servidores quanto alunos para a utilização do AVA/Moodle. “Foi averiguado que muitos servidores e alunos não sabiam utilizar a plataforma Moodle e, para que nós viéssemos a ofertar as atividades não presenciais, precisaríamos capacitar docentes, técnicos e alunos”, declarou.

Ela ainda destacou o esforço conjunto de todas as unidades do IFRR para a realização das capacitações. “Tivemos a colaboração de todos os campi do IFRR por meio do recrutamento de servidores que dominavam o Moodle. O trabalho dos tutores foi essencial no processo de formação, pois conduziram todos os processos teóricos e práticos com domínio técnico, esclarecendo todas as dúvidas. Muitas das salas criadas na capacitação para os servidores estão sendo inclusive aproveitadas agora em vários componentes curriculares, de forma clara e objetiva, proporcionando o acesso satisfatório por parte dos alunos”, frisou.

CCS/Campus Boa Vista
6/7/2020