Campus Boa Vista tem representação no programa nacional Power4Girls

por Virginia publicado 31/03/2023 13h56, última modificação 31/03/2023 13h56
O Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV/IFRR) tem representação no Programa Power4Girls - Empower to Lead, que será realizado entre abril e setembro de 2023, e visa o empoderamento de meninas por meio de estratégias voltadas para o empreendedorismo, inovação, criatividade e liderança.

Sob a orientação da professora Deborah Deah Assis Carneiro, as alunas Maria de Lourdes do Nascimento de Moraes, Luiza Nelí Gomes Moura, ambas do curso Técnico em Eletrônica, Laura Aguiar Ramos Silva e Fernanda de Oliveira Barros, ambas do curso Técnico em Eletrotécnica, irão desenvolver o projeto ElectricGirls7, que visa melhorar a forma de aprendizagem de geografia por meio da criação de um mapa do mundo tátil, usando o sistema de escrita em braile para que os alunos consigam identificar os países e obtenham informações sobre eles, como nome, língua falada, quantidade de habitantes, dentre outros, através de um sistema eletrônico. “Para desenvolver o mapa mundi tátil nós vamos utilizar alguns recursos como a plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre Arduino. Além disso, desenvolveremos um aplicativo com sistema de áudio e o protótipo do produto por meio da modelagem 3D”, explicou Maria de Lourdes.

O produto poderá ser utilizado em várias áreas do conhecimento, como na matemática, auxiliando em resolução de problemas; na biologia, por meio da identificação de espécies e reinos; e nas artes, contextualizando informações sobre pinturas. “Esse produto atenderá às necessidades de alunos com deficiência visual, promovendo a acessibilidade e a aprendizagem significativa no contexto da geografia”, ressaltou Fernanda.

Assim como Fernanda, a aluna Luiza Nelí afirma que é preciso que as pessoas se preocupem em desenvolver soluções com vistas a auxiliar o processo de ensino e aprendizagem inclusivo. “O produto pode ser utilizado por pessoas com vários tipos de deficiências e também com transtornos do neurodesenvolvimento, como o Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, o TDAH. Então, nossa intenção é desenvolver um produto que possa incluir de maneira prática e efetiva”, ressaltou Luiza.

A professora Deborah Deah Assis Carneiro, que será a coorientadora da equipe no IFRR, explica que a ideia central surgiu a partir de sua participação na Olimpíada Brasileira de Robótica, onde conheceu diversos projetos voltados para à inclusão educacional. “Muitos produtos podem promover a inclusão e diante da quase inexistência de projetos inclusivos no âmbito dos cursos ofertados pelo CBV, acredito que como uma instituição tecnológica, que respeita o sistema de cotas, precisamos pensar em atender a todos, e o “todos” inclui os alunos com necessidades educacionais específicas”, disse.

Power4Girls - Oitenta alunas do ensino médio da rede pública de ensino de todas as partes do Brasil foram selecionadas para participar do programa que é uma iniciativa da Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil.

Durante o período do programa, divididas em equipes de quatro alunas, um professor-orientador e um mentor, as alunas vão participar de oficinas, palestras, webinars, atividades interativas online e se aprofundar nos temas de liderança, empoderamento e empreendedorismo feminino, por meio da criatividade e inovação, desenvolvimento e gestão de projetos.

O Power4Girls conta com a implementação do Instituto Gloria, que tem como foco o combate à violência de gênero, o apoio institucional do Conselho Nacional de Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF), e inclui também a parceria de várias outras instituições do setor privado, que acreditam no poder e apoiam o empoderamento de mulheres e meninas.

O encerramento do programa será em Brasília, onde as participantes terão a oportunidade de apresentar seus projetos, receber os certificados de participação e fazer um pitch final em uma feira de inovação. Os três melhores projetos serão premiados.

Para conhecer os projetos das alunas selecionadas, visite o site: https://br.usembassy.gov/pt/lista-dos-projetos-selecionados-para-o-programa-power4girls

Virginia Albuquerque
CCS/Campus Boa Vista