Campus Boa Vista participará do 6.° Seminário Alusivo ao Dia Mundial de Luta contra a Aids

por Virginia publicado 30/11/2022 13h04, última modificação 30/11/2022 13h04

O Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV/IFRR) será um dos parceiros da Associação de Bem com a Vida (ABV) na realização do 6.° Seminário Alusivo ao Dia Mundial de Luta contra a Aids, que terá como tema Unindo forças e estratégias para o combate a Aids”. O evento ocorrerá no dia 1.° de dezembro, das 14h30 às 18h30, no Teatro Escola do Teatro Municipal de Boa Vista (RR).

Segundo a ABV, o seminário tem como propósito falar sobre os avanços na área, discutir as nuanças políticas no âmbito da luta contra a Aids e a atuação local de acolhimento e atendimento às pessoas que vivem com HIV/Aids.

Para a coordenadora de Projetos e Programas de Extensão do CBV, professora Luciane Wottrich, o seminário promove o respeito aos direitos das pessoas com HIV/Aids. “Apoiar ações como essa vai ao encontro dos princípios do CBV/IFRR, por meio da articulação em rede e do respeito aos direitos de todas as pessoas, em especial, nessa ação, daquelas vivendo com HIV/Aids, que ainda enfrentam estigmas e discriminação. O desafio de acabar com a Aids como ameaça à saúde pública vai muito além, e, sendo assim, é necessário reforçar a importância do trabalho colaborativo e coordenado entre governo, sociedade civil, organizações e comunidade, para garantir a disseminação de conhecimento, prevenção e tratamento na luta contra a Aids”, disse.

Concurso – Como ponto alto do seminário, o CBV fará a premiação do concurso de cartazes, voltado à comunidade acadêmica, que teve como objetivo promover a prática de produções artísticas voltadas ao tema central do seminário.

A diretora de Extensão do CBV, professora Marilda Bentes, explica que a vasta programação visa, de maneira diversificada, tornar o evento o mais significativo possível, integrando ações do campo da saúde e da cultura. “O evento contará com uma vasta programação, com debates sobre protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas, acesso aos direitos no campo da saúde, movimento social de luta contra a Aids em Roraima, show artístico, premiação do concurso de cartazes promovido pelo Campus Boa Vista, quando serão premiados os três primeiros colocados, considerando a adequação da mensagem ao tema ‘Dia Mundial de Combate à Aids’; originalidade e criatividade; eficácia da mensagem; e qualidade estética. Em linhas gerais, esse concurso de cartazes é, primeiramente, um veículo de disseminação da luta contra a Aids, aliado a uma forma de reconhecimento do trabalho desenvolvido por nossos discentes; segundo, uma exposição externa desse trabalho; e, terceiro, uma forma de o estudante se sentir valorizado ao perceber que seu trabalho produziu conhecimento e que será premiado pelo seu feito”, ressaltou.

Acesse aqui a programação do evento.

Virginia Albuquerque
CCS/Campus Boa Vista