Campus Boa Vista é destaque em eventos esportivos

por Virginia publicado 29/08/2019 20h50, última modificação 03/09/2019 19h27
O Campus Boa Vista conquistou várias medalhas nos Jogos Escolares de Roraima e nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs).

Por causa da importância das atividades esportivas para o desenvolvimento do aluno é que o Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV-IFRR) tem incentivado a participação dos estudantes em atividades e eventos esportivos. Como resultado desse apoio, os alunos-atletas do CBV superaram os desafios e conquistaram várias medalhas nos Jogos Escolares de Roraima 2019 (JERs), ocorridos entre os dias 9 e 18 de agosto, em Boa Vista.  Um total de 63 atletas disputaram dez modalidades na competição.

O esporte é um dos pilares da educação, pois promove o desenvolvimento físico, mental e intelectual, além de trazer muitos benefícios, como o desenvolvimento de competências e habilidades no campo psicossocial. Para a diretora-geral do CBV, os resultados são a soma do esforço dos técnicos com o talento dos alunos-atletas. “Os jogos escolares têm uma história muito significativa para nossa instituição. Desde os tempos da antiga Escola Técnica Federal, já nos destacávamos. Neste ano, a participação de cerca de 70 estudantes reforça a importância da prática esportiva como formação e integração. As vitórias são a consequência de empenho, planejamento e compromisso de atletas, técnicos e família de cada participante. Ficamos muito orgulhosos da participação e da evolução que tivemos neste ano. Parabenizamos a todos!”, disse.

O técnico em assuntos educacionais da Coordenação de Assistência ao Estudante (Caes) e técnico do time de futsal, Rodrigo Bezerra Viana, fala sobre o trabalho à frente da equipe. “Foi um trabalho construído ao longo do tempo. Montar as equipes coletivas no IFRR demanda tempo e continuidade, pois todo ano entra de um a três atletas com a base mínima para determinada modalidade. Depois disso, vem a continuidade do trabalho e os acertos das equipes. Em 2016, retornamos aos Jogos Escolares, após um período de suspensão na modalidade de futsal. Naquele ano, ficamos entre as 16 melhores equipes. Já em 2017, caímos nas quartas de final e ficamos entre as oitos melhores. Ali a equipe já estava criando uma identidade. No ano passado, os Jogos Escolares coincidiram com a etapa regional dos JIFs, e muitos dos alunos do CBV foram convocados para defender a seleção do IFRR nessa etapa. Perdemos força, mas, mesmo assim, chegamos novamente às quartas de final, e perdemos o jogo nos pênaltis para a campeã de 2017. Estávamos no caminho certo! E, neste ano, não demos chances para as variáveis. A equipe começou o ano focada e venceu os Jogos Intercampi. Com a vaga garantida para o brasileiro, voltamos os olhos para os JERs 2019. Durante a competição, a equipe amadureceu ainda mais, pois tivemos jogos difíceis, e, ao final, conseguiu sagrar-se campeã! É bom chegar ao objetivo após um longo período de trabalho”, relatou Rodrigo.

Para João Guilherme Rodrigues Ribeiro, esse título foi mais do que uma conquista: uma superação. “Primeiramente, agradeço a Deus tudo que o ele faz por mim, o fato de me abençoar sempre. Realizei um sonho, pois, depois de quase cindo anos lutando por esse título, hoje eu posso dizer: ‘Sou campeão dos jogos escolares!’. Não foi fácil, mas eu nunca desisti! E eu acho que esta foi uma das coisas mais importantes, ter fé. Agradeço a todos aqueles que nos apoiaram nessa caminhada; ao professor Rodrigo, ao Edward, aos gestores do IFRR e aos meus pais, que sempre estão comigo. Só Deus sabe o quanto eu desejava isso, e eu estou muito grato! Ano passado, eu errei um pênalti e desclassifiquei minha equipe. Neste ano, fiz um gol de pênalti, na semifinal, e dois gols na final, ajudando minha equipe a ser campeã. Eu sempre pensava que eu iria dar a volta por cima e, por isso, acreditei, treinei e me dediquei ao máximo. A nossa equipe estava focada e muito determinada, e estávamos dando o nosso melhor dentro de quadra. E, com muito trabalho e dedicação, os resultados vieram. Após vinte e três anos,  o IFRR, voltou ao pódio pela modalidade futsal, e é muito satisfatório fazer parte desse feito. Todos nós somos capazes, e eu agradeço a Deus esse amadurecimento. Gratidão sempre!”, disse emocionado o aluno.

Extensão – Alguns atletas que representaram o CBV na competição são oriundos dos projetos de extensão, como é o caso dos atletas do projeto Tênis de Mesa para Todos.

Na categoria individual mirim masculino, o destaque foi o mesa-tenista Edson Gabriel, que ficou em 2.º lugar, garantindo sua classificação para os Jogos Escolares da Juventude 2019, que ocorrerá em Blumenau (SC). Na categoria individual infantil feminino, a atleta Dayanne Ana ficou em 3.º lugar. O atleta Eduardo Freitas ficou em 4.º na categoria individual masculino.

Mirian Lopes e Liziane Sousa Cadete foram vice-campeãs por equipe na categoria infantil feminino. Os grandes destaques foram os atletas Matheus Kayke e Nicolas Uchôa. Ambos foram os grandes campeões por equipe na categoria infantil masculino. “Foi a minha treinadora Camila e meu técnico Marcelo Calixto que me incentivaram e me ensinaram todas as técnicas. Estava há apenas um mês no tênis de mesa e consegui um resultado fantástico. Eu não tinha noção nenhuma da modalidade, mas, graças aos treinos, ao meu esforço e à confiança que eles depositaram em mim, evoluí bastante. Eu realizei um sonho, pois participar dos Jogos Escolares é empolgante, uma alegria e uma grande diversão. Descobri algo novo e independente do resultado: o importante é participar”, disse Liziane.

O projeto de extensão Tênis de Mesa para Todos atende cerca de 50 praticantes das comunidades interna e externa, e tem como objetivo incentivar a prática da modalidade com foco na iniciação esportiva.

JUBs – O CBV também foi campeão nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) com a modalidade de futsal masculino. “Os JUBs trazem a representatividade dos estudantes do ensino superior no esporte. A participação do CBV foi na etapa regional, realizada em Manaus, com equipes de futsal feminino e masculino. Nessa etapa, o time de futsal masculino obteve o vice-campeonato, trazendo a prata para Roraima, e essa classificação nos deu o direito de participar da etapa nacional, que ocorrerá na cidade de Salvador”, explicou Joseane.

O técnico da equipe de futsal dos JUBs, Rodrigo Viana, fala sobre o resultado. “Essa foi a primeira equipe universitária do IFRR e do estado a conseguir esse feito”, declarou.

Confira aqui o resultado de todas as modalidades dos JERS. 

Virginia Albuquerque
CCS/Campus Boa Vista
29/8/19