Campus Boa Vista certifica cerca de 700 alunos em diversos níveis e modalidades
Muita alegria e comemoração neste mês de dezembro no Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV-IFRR). E toda essa comemoração tem um motivo especial. No caso do CBV, foi a certificação de cerca de 700 alunos nas solenidades de formatura ocorridas desde o início do mês, tanto na Capital quanto no interior.
Cursos de extensão, técnicos integrados ao ensino médio, subsequentes, presenciais, semipresenciais e a distância atenderam jovens e adultos em Boa Vista e em comunidades indígenas da zona rural da cidade.
O número expressivo de certificações foi bastante comemorado pelos professores e pelos gestores da unidade. “Este quantitativo representa o compromisso de todos os gestores e servidores – efetivos e terceirizados – com a missão institucional, que é promover uma formação profissional de qualidade e de acordo com as demandas de nosso estado”, ressaltou a diretora-geral do CBV, professora Joseane de Souza Cortez.
“A realização das formaturas, em especial dos cursos técnicos em Análises Clínicas e Enfermagem, foi a concretização de um sonho, nutrido desde que assumimos a gestão. A busca pela conclusão de cursos por parte dos alunos era incessante, e o compromisso que assumimos foi crucial para fecharmos o ciclo estudantil desses discentes. A etapa do estágio também foi um momento decisivo. Por fim, foi maravilhoso observar, nas falas dos oradores, o quão ficaram agradecidos ao IFRR e ao Campus Boa Vista. Buscamos soluções, enfrentamos dificuldades, sempre contando com o apoio dos nossos docentes, que foram verdadeiros heróis, pois não mediram esforços para contribuir para a jornada desses alunos. Hoje estamos com a sensação de dever cumprido, pois, mesmo sem recursos financeiros, conseguimos suplantar os obstáculos. Obrigada a todos que participaram direta e indiretamente para o sucesso alcançado”, disse a diretora de Extensão do CBV, professora Marilda Vinhote Bentes.
Outro setor importante para a oferta de cursos e certificação de tantos cursistas foi o Departamento de Educação a Distância (Dead-CBV). Segundo o diretor, professor Tomas Armando Del Pozo Hernandez, a equipe que compõe o departamento sente-se orgulhosa pelos resultados obtidos. “Trabalhamos fortemente em 2018 em prol da qualificação de profissionais em diversas áreas para o mundo do trabalho. Cumprimos, assim, a nossa missão, que é levar à sociedade uma educação de qualidade. Realizamos cursos de licenciatura e também de formação inicial e continuada. Para o primeiro semestre de 2019, outros cursos serão concluídos, inclusive de pós-graduação. Com esses resultados, fortalecemos a Educação a Distância no âmbito da IFRR”, enfatizou.
Número de alunos certificados:
CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO
- Técnico em Edificações – 26
- Técnico em Eletrônica – 18
- Técnico em Eletrotécnica – 20
- Técnico em Informática – 53
- Técnico em Secretariado – 58
CURSOS OFERTADOS PELA DIRETORIA DE EXTENSÃO (DIREX)
1. Auxiliar Administrativo – 23
2. Curso Básico de Espanhol (Comunidade Indígena Moscou) – 37
3. Inclusão Digital: curso de informática básica (Projeto Crescer) – 200
4. Curso de Técnicas de Comunicação (Comunidade Indígena Serra da Lua) – 25
5. Curso de Capacitação de Secretariado (Comunidade Indígena Serra da Lua) – 51
CURSOS EM PARCERIA – DIRETORA DE EXTENSÃO (DIREX) E DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (DEAD)
1. Auxiliar de Arquivo – 57
2. Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR) – 13
CURSOS OFERTADOS PELO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DISTÃNCIA (DEAD)
- Formação de Tutores em EAD – 28
- Projeto ProIFtec – 35
- Licenciatura em Letras: Espanhol e Literatura Hispânica – 63
CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES AO ENSINO MÉDIO
1. Técnico em Análises Clínicas – 24
2. Técnico em Enfermagem – 17
CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES AO ENSINO MÉDIO - PRONATEC
1. Técnico em Análises Clínicas – 1
2. Técnico em Enfermagem – 9
CURSO SUPERIOR
- Licenciatura em Educação Física – 27