Baile dos Egressos visa integração entre ex-alunos e servidores

por Virginia publicado 21/06/2023 18h55, última modificação 04/07/2023 12h52
O evento ocorrerá no dia 8 de julho, sábado, a partir das 20h30, no Espaço Nobre, localizado na Rua Major Manoel Corrêa, São Francisco. As pulseiras que garantem acesso ao evento já estão à venda

Como parte da programação alusiva ao aniversário de 30 anos do Instituto Federal de Roraima (IFRR), o Campus Boa Vista (CBV) realizará o Baile dos Egressos. O evento ocorrerá no dia 8 de julho, sábado, a partir das 20h30, no Espaço Nobre, localizado na Rua Major Manoel Corrêa, São Francisco.

O baile tem como público-alvo egressos da antiga Escola Técnica Federal de Roraima (ETFRR), do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-RR) e do Instituto Federal de Roraima (IFRR). A festa está sendo organizada para ser um espaço de integração entre ex-alunos da instituição e servidores, ativos e aposentados, e também de confraternização alusiva ao aniversário do IFRR, além de se constituir em momento de resgate de memórias e histórias daqueles que estudaram no instituto nessas três fases de sua história.

Ingressos – O primeiro lote de pulseiras para o baile já está à venda ao custo de R$ 100,00 cada uma, no débito ou crédito à vista. Elas podem ser adquiridas diretamente na Diretoria de Extensão (Direx) do CBV, em horário comercial, na Av. Glaycon de Paiva, 2496, Pricumã. Já as compras on-line podem ser feitas por meio da chave PIX (95) 98115-4707 (Emílio Luiz Faria Rodrigues).

A retirada das pulseiras deverá ser realizada na Direx, a partir do dia 5 de julho, mediante apresentação do comprovante de pagamento.

Programação – O evento, das 20h30 às 21h30, contará com jantar gourmet, pista de dança e open bar de cerveja.

Segundo a diretora-geral do CBV, professora Joseane Cortez, a proposta é que o baile seja um grande marco da história do IFRR. “Este ano, o CBV traz como ação inovadora um encontro de egressos a partir de um evento festivo, cuja proposta é proporcionar, por meio do evento, momentos de memória e de congraçamento entre os estudantes que construíram momentos de sua vida acadêmica no percurso desses 30 anos de história do IFRR, desde a época de Escola Técnica Federal até à presente data. Nosso desejo é que essa festa, momento de reencontros e de alegria, se eternize como marco da história da nossa instituição”, disse.

Para a reitora do IFRR, professora Nilra Jane Filgueira Bezerra, o Baile dos Egressos terá grande representatividade para todos os que fazem parte do instituto. “Será um momento em que reencontraremos pessoas, relembraremos a nossa própria história e constataremos o resultado pelo qual dedicamos tanto trabalho: a formação humana e integral de uma enorme gama de profissionais com qualificação para atuar não só em Roraima, mas também em qualquer parte do Brasil. Esse momento, em 2023, é ainda mais especial porque festejaremos com nossos egressos 30 anos de avanços da instituição em todos os setores: no ensino, a ampliação do alcance dos nossos cursos por todo o estado, por meio da EAD, aumentando o leque formativo que oferecemos; na extensão, o crescimento de ações e serviços oferecidos à sociedade; na pesquisa e inovação, os diversos trabalhos desenvolvidos na área de ciência e tecnologia e patenteados como conquistas para nosso estado. Assim, nossa programação comemorativa foi pensada com todo o entusiasmo que a data merece”, declarou.

Servidores egressos – A história de sucesso do IFRR também é escrita pelos egressos que hoje são servidores, atuando como docentes ou como técnicos administrativos.  Boa parte da força de trabalho dos campi do instituto é exercida por aqueles que construíram suas trajetórias acadêmicas nos corredores e nas salas de aula do CBV, unidade mais antiga da instituição.

O professor de Matemática do CBV, Reginaldo Silva Beltrami, iniciou sua trajetória escolar no antigo Cefet, onde concluiu o ensino médio em 2006. Retornou para a instituição em 2015, indo lecionar Matemática no Campus Amajari (CAM). Em 2016, foi removido para o CBV. “O Baile dos Egressos será uma ótima oportunidade de integração entre egressos e servidores, e de resgate das boas lembranças de cada uma das fases da instituição: ETFRR, Cefet e IFRR”, afirmou.

A servidora Any Jacqueline Souza de Almeida é egressa do ensino médio, concluído em 2005, e também do curso Técnico em Secretariado na modalidade subsequente, concluído em 2007. Ingressou na instituição em 2014, por meio de concurso público, no cargo de técnica em secretariado. Hoje exerce a função de coordenadora de cadastro na Diretoria de Gestão de Pessoas (CGP) da Reitoria do IFRR. “Tenho muito orgulho de fazer parte do quadro de servidores há nove anos. O baile é uma oportunidade única de reencontro e momento para festejarmos a história que o IFRR construiu nesses 30 anos de serviços prestados no Estado de Roraima”, contou.

Giovani Calerri dos Santos Pena Júnior também tem uma dupla formação pelo instituto. Concluiu o ensino médio em 2007 e o curso de Licenciatura em Educação Física em 2011. Ingressou na instituição como servidor concursado em 2014, no cargo de técnico em assuntos educacionais. Atualmente desempenha a função de chefe de gabinete da Reitoria. “Foi com grande alegria que recebi a notícia do Baile dos Egressos, ainda mais como um evento comemorativo do aniversário de 30 anos do IFRR. Vejo o evento como uma grande oportunidade de rever colegas, desde a época da ETFRR e do Cefet-RR, e reviver memórias importantes que fazem parte da história de cada um de nós e também da história desta instituição, que já formou tantos profissionais em Roraima. Que seja memorável e que possamos nos alegrar revendo servidores e professores que tanto contribuíram para o sucesso de muita gente!”, comentou.

Virginia Albuquerque
CCS/Campus Boa Vista