Acadêmicos de Ciências Biológicas visitam Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia

por Virginia publicado 25/11/2015 20h25, última modificação 25/11/2015 20h23
Uma comitiva composta por 35 alunos e três professores do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Roraima/Campus Boa Vista Centro viajaram hoje (25) com destino a Manaus-AM, onde participam, até o próximo dia 28, de uma visita técnica ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

A atividade prática tem como objetivo dar oportunidade aos acadêmicos e aos professores do curso para conhecerem as instalações de um dos maiores centros de pesquisa da Amazônia, considerado referência em biodiversidade da região por causa de suas coleções científicas e biológicas, e para adquirirem saberes relativos à área de formação.

Inpa – Criado em 1952 e implementado em 1954, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), ao longo dos anos, vem realizando estudos científicos do meio físico e das condições de vida da Região Amazônica, para promover o bem-estar humano e o desenvolvimento socioeconômico regional. Atualmente, o instituto é referência mundial em biologia tropical.

Os primeiros anos do Inpa foram caracterizados por pesquisas, levantamentos e inventários da fauna e da flora. Hoje o desafio é expandir, de forma sustentável, o uso dos recursos naturais da Amazônia.

Para cumprir essa meta, o Inpa conta com as Coordenações-Gerais de Capacitação, Administração, Ações Estratégicas e Extensão e quatro Coordenações de Pesquisas, atuando nos seguintes focos: dinâmica ambiental, sociedade, ambiente e saúde, tecnologia e inovação e biodiversidade.

Por ser referência na Região Norte, e no Brasil, o IFRR viabiliza a realização de visitas ao Inpa com o intuito de propiciar aos acadêmicos o conhecimento, in loco, de experiências positivas e pesquisas inovadoras.

CCs/Campus Boa Vista Centro

25/11/2015