2.º Circuito de Palestras para Estrangeiros ocorrerá nesta terça-feira, dia 4

por Virginia publicado 04/12/2018 17h17, última modificação 04/12/2018 17h17
O evento começará a partir das 19 horas, contará com vasta programação e, para encerrar, ocorrerá a certificação dos alunos.

A Diretoria de Extensão do Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (Direx-CBV-IFRR) realizará, nesta terça-feira, dia 4, às 19 horas, no auditório do CBV, o II Circuito de Palestras para Estrangeiros.

O evento tem como objetivo complementar as atividades dos cursos de português para estrangeiros ofertados pelo CBV, com foco na preparação dos imigrantes para o mercado de trabalho.

Desde 2017, quando começou a ofertar cursos de português para estrangeiros, na modalidade básica e avançada, o CBV já certificou cerca de 200 imigrantes. 

De acordo com a diretora da Direx, professora Marilda Vinhote Bentes, o IFRR tem sido um local de referência na busca incessante de apoio educacional e profissional para os estrangeiros. Somente neste ano, o CBV, por meio da Direx, registrou a visita de pelo menos 600 imigrantes interessados em participar dos diversos cursos.

“Como complemento aos cursos ofertados e diante da crescente demanda apresentada pelos imigrantes, percebemos a necessidade de atuar com foco no aperfeiçoamento profissional dos estrangeiros, o que consequentemente redundará em melhor qualidade de vida dessa população. Nesse sentido, o evento representa a oportunidade de aprofundamento dos conhecimentos, do empoderamento e da promoção da igualdade, além da autodeterminação na superação de desafios. É, portanto, uma forma de sensibilizá-los para a reflexão sobre a importância de terem iniciativa diante dos desafios e encontrarem meios inovadores de mudar suas realidades, resultando em um processo de inclusão, seja na área pessoal, seja na educacional, seja na profissional”, explicou Marilda.

O 2.º Circuito de Palestras para Estrangeiros terá como estratégia a realização de palestras e relatos de experiência por convidados da ONU Mulheres que conhecem a realidade dos imigrantes, sobretudo de mulheres refugiadas. Eles abordarão temas de empoderamento e autodeterminação, significativos para os participantes.

 

Programação

Momento cultural – Voz e teclado

  • Artista: aluno Joel Rojas

Solenidade de abertura – Pronunciamento das autoridades acadêmicas

Palestra 1 – “Empoderamento e igualdade: promovendo horizontes de superação”

  • Palestrante: Reimy Solange Chagas, doutora em Psicologia Social pela PUC-SP

Palestra 2 – “Fronteiras visíveis e invisíveis: ser mulher e migrante no Brasil”

  • Palestrante: Flávia de Moura Muniz, doutoranda em Psicologia Clínica pela PUC-SP

Relato de experiência

  • Aluna Veruska Espinoza

Palestra 3 – “A autodeterminação na superação de desafios”

  • Palestrantes: Leila Costa, doutora em Serviço Social pela UERJ, e Iurqui Pinheiro, especialista em Relações Internacionais e Diplomacia pela Unisinos

Certificação dos alunos

Apresentação cultural: canto

  • Artista: aluno Lorenzo Lonz

Encerramento ­–  Coffe break

 

Virginia Albuquerque
CCS/Campus Boa Vista
4/12/18