Trabalho de Conclusão de Curso

por George Almeida de Oliveira publicado 30/03/2023 20h15, última modificação 30/04/2023 15h10

Este trabalho de conclusão consistirá na elaboração de um projeto de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, orientado por um professor do IFRR e será regulamentado com as normas do Manual de Elaboração e Apresentação de TCC do Curso TADS, para as suas apresentações escrita e defesa oral, perante uma banca examinadora.

O Trabalho de Conclusão de Curso – TCC é direcionado aos objetivos de formação do curso TADS, desenvolvido com a finalidade de aprimorar as habilidades e competências práticas do profissional. Os temas ou áreas e abordagem para elaboração do TCC, poderão ser retiradas dos trabalhos desenvolvidos durante as atividades práticas do curso, principalmente dos trabalhos interdisciplinares, com informações verídicas do mercado de trabalho, além de informações obtidas durante o estágio, atividades de pesquisa, entre outras. 

O curso TADS é organizado em seis módulos semestrais, tendo um total de carga horária 2.420 horas, sendo 2.060 horas dos componentes curriculares, 80 horas destinadas ao TCC, 240 horas ao Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório e 40 horas para Atividades Complementares.

Atualmente, as 80 horas destinadas à elaboração do TCC são acompanhadas pelos professores das disciplinas de TCC1 (40 horas no módulo V) e TCC2 (40 horas no módulo VI). É importante ressaltar que as atividades realizadas no âmbito dessas duas disciplinas não substituem o trabalho de orientação que deve ser realizado por um professor orientador do TCC.

Caso seja do interesse do aluno, a elaboração do TCC pode ser iniciada antes mesmo do início da disciplina TCC1 como, por exemplo, quando o tema escolhido para o TCC estiver sendo pesquisado também no âmbito de projetos integradores das disciplinas curriculares ou no âmbito de programas institucionais de incentivo à iniciação científica e tecnológica.

Confira mais informações no Manual de Elaboração e Apresentação de TCC do curso TADS.