Modalidade: Presencial
Eixo Tecnológico: Recursos Naturais
Turno de Oferta: Matutino / Vespertino
Oferta de Vagas: 35 anualmente
Forma de Ingresso: Vestibular e SISU
Local de Oferta: Rod. Antonino de Menezes, Amajari/RR
Objetivo do Curso
- Formar profissionais de nível superior capacitados a usar ferramentas conceituais, metodológicas, técnicas e científicas da área de aquicultura para analisar e agir de maneira crítica sobre a realidade na qual trabalham, projetando e avaliando metodologias e tecnologias aplicáveis ao cultivo de organismos aquáticos, visando a produção sustentável e eficiente de alimentos e matérias primas aquícolas dentro do contexto do desenvolvimento regional integrado.
Objetivos Específicos (dentre outros)
- Formar profissionais de nível superior capazes de atuar no âmbito da aquicultura nacional.
- Atender às necessidades socioeconômicas regionais e nacionais no domínio da aquicultura.
- Contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico, desempenhando papel importante na busca do desenvolvimento sustentável.
- Formar tecnólogos em aquicultura, para a elaboração de projetos técnicos e execução de atividades aquícolas em nível empresarial e/ou familiar, com capacidade empreendedora e preocupados em conservar o equilíbrio do ambiente.
- Possibilitar a formação profissional ampla, proporcionando o exercício de atividades de pesquisa, ensino e extensão, favorecendo a acumulação de conhecimentos e experiências gerados pela interação entre essas três áreas.
Possibilitar a formação técnica, com base na ética e na estética, para o exercício da atividade profissional.
Perfil do Profissional
- O Tecnólogo em Aquicultura é o profissional com competências e habilidades para atuar na produção, pesquisa, comercialização, fiscalização, extensão, planejamento, gestão e demais segmentos relacionados à produção animal, vegetal e mineral aquícola e pesqueira, principalmente peixes, crustáceos, moluscos, rãs e algas. Este profissional colabora na execução e no manejo dos ambientes de cultivo, envolvendo aspectos relativos à reprodução, larvicultura e engorda de espécies aquáticas, preparando tanques e viveiros para o cultivo, realizando o controle da qualidade de água e do solo. Além do preparo, da oferta e do ajuste da alimentação das espécies cultivadas, acompanhando seu desenvolvimento e sanidade. Beneficia o pescado, desenvolvendo produtos e subprodutos.
Dentre as principais atribuições profissionais, destacam-se:
- Elaborar, executar, supervisionar e avaliar planos, projetos, programas e ações aquícolas.
- Cultivar peixes e outros animais aquáticos desde a produção de alevinos, engorda, processamento até a comercialização e distribuição dos produtos para o mercado consumidor.
- Projetar e adequar os sistemas de produção aquícola.
- Prestar consultoria e assessoria técnica para produtores e empresas da área de aquicultura.
- Emitir laudos e pareceres para recomendação de manejo e produção de espécies aquáticas respeitando a legislação ambiental.
- Realizar estudos de controle e qualidade no ambiente aquático.
- Vistoriar, realizar perícia e avaliar em sua área de formação.
- Estudar e trabalhar no desenvolvimento de novas tecnologias e soluções tecnológicas viáveis.
- Elaborar estudos e desenvolver pesquisas aplicadas.
- Exercer atividades de docência, pesquisa e extensão no ensino técnico pro-fissional.
- Enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade, do mundo, do trabalho, adaptando-se às situações novas e emergentes.
Requisitos de Acesso:
- Comprovação de conclusão do ensino médio;
- Aprovação, no limite das vagas oferecidas, em Processo Seletivo definido em edital;
No caso de transferência, consonância com as normas que regulamentam o ensino no IFRR.
Área de Atuação do Egresso:
O Tecnólogo em Aquicultura, cujas atribuições estão definidas na Resolução 473/02-CONFEA, atua no gerenciamento dos processos produtivos e na gestão de projetos ligados à aquicultura. Dentre os campos de atuação do Tecnólogo em Aquicultura estão as cooperativas e associações; empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assessoramento técnico e consultoria; fábricas de ração; empresas de produção e comércio aquícola; entreposto de pescado; empresas, propriedades rurais e empreendimentos de agricultura familiar; laboratórios de sanidade e qualidade de água; organizações não-governamentais; órgãos públicos; institutos e centros de pesquisa; instituições de ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente; profissional liberal na prestação de serviços de consultoria e assistência técnica; empreendedor individual e ou associado nos diversos segmentos da aquicultura.
Competências do Tecnólogo em Aquicultura (Dentre outras):
Ele atua no cultivo de peixes, camarões, ostras, mexilhões, rãs e algas. Colabora na execução e no manejo dos ambientes de cultivo que envolvem aspectos relativos à reprodução, à larvicultura e à engorda de espécies aquáticas. Prepara tanques e viveiros para o cultivo, realizando o controle da qualidade da água e do solo. Realiza a preparação, a oferta e o ajuste da alimentação das espécies cultivadas, acompanhando o desenvolvimento e a sanidade. Beneficia o pescado, desenvolvendo produtos e subprodutos (Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos de Nível Médio).