- EDITAL INTERNO PARA PRÉ-SELEÇÃO DE CANDIDATO AO PROGRAMA “SAKURA SCIENCE HIGH SCHOOL PROGRAM (BRAZIL) ”

por Allan Johnny publicado 21/08/2019 15h10, última modificação 29/08/2019 12h52
Este informativo trata da seleção interna para a concorrer a uma vaga, que será definida em seleção nacional, em intercâmbio de curta duração, entre 24 e 29 de novembro de 2019 (seis dias) para estudantes brasileiros na área de tecnologia avançada, no Japão. O Programa Sakura, desenvolvido em parceria entre o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF) e o Departamento do Sakura Exchange Program, da Agência de Ciência e Tecnologia do Japão, contemplará visitas a centros de pesquisa e universidades japonesas, participação em aulas especiais com ganhadores do Prêmio Nobel, visita à Embaixada brasileira no Japão e outras atividades junto a estudantes do ensino médio japoneses e de outros países participantes. A Chamada Pública para seleção nacional encontra-se disponível em:

QUEM: Podem participar desta pré-seleção estudantes brasileiros de cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFRR matriculados no penúltimo ou último semestre dos seguintes cursos:

- Eixo: Controle e Processos Industriais;
- Eixo Informação e Comunicação;
- Eixo Infraestrutura;
- Produção Industrial:

O estudante precisa ter a idade mínima de 16 anos no momento da inscrição e apresentar rendimento mínimo de 80% nas disciplinas cursadas, comprovado por meio de documento oficial do IFRR (histórico escolar). É requisito não ter participado de programas de intercâmbio no Japão anteriormente.

QUANDO: Inscrições: de 21 a 27/08/2019. O intercâmbio ocorrerá entre 24 e 29/11/2019

PORQUÊ: Sendo o Japão um dos países que mais apresentam projetos em desenvolvimento científico e de tecnologia avançada, a possibilidade de um intercâmbio permite importantes trocas de conhecimento. Experiências internacionais como essa colaboram para o desenvolvimento de competências profissionais e pessoais do cidadão.

COMO: Conforme cronograma, os candidatos deverão enviar os documentos listados no edital para o e-mail proex@ifrr.edu.br. Não será admitida outra forma de envio de documentação.

QUANTO: Inscrição gratuita para o/a estudante. Caso seja selecionado/a na etapa nacional, os custos da viagem serão distribuídos da seguinte maneira:

I – A Agência de Ciência e Tecnologia do Japão (Japan Science and Technology Agency – JST)
providenciará:
a) bilhetes aéreos internacionais;
b) acomodação, alimentação e transporte terrestre no Japão para o período de duração do intercâmbio;
c) seguro-viagem;
d) visto japonês (documento a ser levado no consulado).

II – A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec) providenciará:
a) bilhetes aéreos para os trechos nacionais da viagem (cidade de origem até o Aeroporto Internacional de Guarulhos e vice-versa).

III – Fica a cargo do selecionado arcar com os valores para emissão do passaporte e viagem para entrevista no consulado japonês para emissão do visto (São Paulo).
As orientações para participação, regras e prazos a serem seguidos, podem ser conferidos no Edital Interno IFRR Sakura 2019.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS: Dúvidas e casos omissos serão analisados e deliberados pela Corint e pela Proex <proex@ifrr.edu.br.