DIRETORIA DE POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO – DIPDEN

por Lílian Vanessa Carvalho Gama publicado 14/06/2022 19h53, última modificação 14/06/2022 19h53

Compete à DIPDEN:

a) assessorar a Pró-Reitoria de Ensino na implantação e implementação das políticas de ensino técnico e de graduação no âmbito do IFRR, observadas as diretrizes emanadas das regulamentações internas e das políticas educacionais nacionais;

b) acompanhar a atualização das diretrizes e regulamentos do ensino técnico e de graduação;

b) estimular, apoiar e proporcionar a formação continuada das equipes multidisciplinares dos campi de acordo com as demandas identificadas;

c) propor diretrizes e regulamentos dos cursos de Ensino Superiores de Tecnologias e Licenciaturas;

d) acompanhar o ciclo avaliativo e os resultados do Exame Nacional do Ensino Superior (Enade) dos cursos de Graduação;

e) analisar estatísticas relativas às atividades de ensino e acompanhar as informações institucionais referentes aos cursos técnicos e de graduação, conforme informações disponibilizadas pela Coordenação de Controle das Informações Institucionais;

f) analisar os resultados de avaliações internas e externas e propor medidas para melhoria dos indicadores da educação no âmbito de atuação que lhes é própria;

g) fomentar, apoiar e acompanhar a discussão, no âmbito dos campi, da implementação de normas e regulamentos para a elaboração dos projetos pedagógicos de cursos técnicos e de graduação, de acordo com as diretrizes curriculares nacionais e normativas institucionais;

h) acompanhar, orientar e apoiar os campi na execução dos processos, regulação e atualização das diretrizes e regulamentos dos cursos técnicos e de graduação;

i) analisar e emitir parecer quanto aos pedidos de outorga de grau em gabinete;

j) analisar e emitir parecer quanto às questões relacionadas aos cursos técnicos e de graduação referentes à legislação educacional pertinente, bem como apreciar as propostas de supressão ou criação dos cursos técnicos e de graduação, no âmbito do IFRR, quando houver demanda;

k) acompanhar a oferta e a execução de cursos técnicos e de graduação;

l) realizar monitoramento das ações implementadas no ensino técnico e de graduação nos campi;

m) acompanhar os atos administrativos relativos aos cursos.