WFCP e Reditec reunirão cerca de mil gestores de instituições de ensino em Vitória nesta semana

por Antonio de Souza Matos publicado 22/09/2016 19h10, última modificação 22/09/2016 19h09
Os eventos ocorrerão de forma integrada, na Praça do Papa, em Vitória, de 23 a 27 de setembro

Aproximadamente mil gestores de instituições de Educação Profissional e Tecnológica do Brasil e de outros 16 países, entre eles o reitor do IFRR, Ademar de Araújo Filho, acompanhado dos pró-reitores, dos diretores-gerais dos quatro campi e do diretor do Campus Avançado do Bonfim, estarão em Vitória nesta semana para participar de dois eventos que ocorrem de forma integrada: a Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec) e o Congresso Internacional da Federação dos Colleges e Politécnicos (WFCP, sua sigla em inglês). Os eventos se realizam de sexta-feira, dia 23, ao dia 27 de setembro, na Praça do Papa.

A realização é do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif); da Federação Mundial de Colleges e Politécnicos (WFCP); e do Ministério da Educação (MEC). A organização é do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). O tema que será debatido é “O Papel da Educação Profissional no Século XXI”. A programação contará com conferências, reuniões, mostras, mesas-redondas e atrações culturais típicas do Espírito Santo e do Brasil, como congo, dança pomerana e samba. Além disso, haverá exposição com trabalhos de artistas capixabas.

Entre os principais palestrantes da Reditec e do WFCP, estão o italiano Domenico De Masi, autor do livro Ócio Criativo, que abordará as perspectivas para a sociedade do século 21, e o britânico Robert Cowen, especialista em educação comparada, que falará sobre a história da educação profissional no mundo. Estarão presentes ainda a premiada empresária, inovadora e inventora americana Deborah Yungner; o secretário da Educação Profissional, Científica e Tecnológica da Setec-MEC, Marcos Antônio Viegas Filho; e o fundador e diretor da Escola de Negócios Internacionais e Empreendedorismo da Universidade de Steinbeis, Werner Faix.


Expectativas


O reitor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Denio Rebello Arantes, acredita que será um momento de grande troca de experiências. “A Reditec é um dos maiores eventos que temos na Rede Federal, e está em sua 40ª edição. Já a WFCP é relativamente jovem. Está no oitavo congresso, mas tem uma grande abrangência no mundo. Foi muito acertada a ideia de juntar esses eventos, pois permite que os estrangeiros tenham contato com a realidade dos dirigentes da nossa rede, provendo uma troca efetiva. Inclusive temos a Mostra de Experiências Exitosas da Reditec e as Boas Práticas da WFCP ocorrendo no evento”, destacou.

Para obter outras informações, os interessados podem acessar os endereços eletrônicos abaixo:

http://wfcp.ifes.edu.br/
www.facebook.com/WFCPReditec2016 e https://twitter.com/wfcpreditec2016.

CCS/Reitoria
22/9/2016
Fonte: site do Instituto Federal do Espírito Santo
« Abril 2024 »
month-4
Do Se Te Qu Qu Se Sa
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 1 2 3 4