TRIÊNIO 2018-2020 – Publicado Relatório Integral de Autoavaliação Institucional do IFRR

por Laura publicado 31/03/2021 19h30, última modificação 31/03/2021 19h28
Documento já foi submetido ao MEC. Por meio dele, foram identificados os pontos fracos, medianos e fortes da instituição, com foco na melhoria da qualidade do ensino

O Instituto Federal de Roraima (IFRR), por meio da Comissão Própria de Avaliação (CPA), publicou, no portal da instituição, o Relatório Integral de Autoavaliação Institucional do triênio 2018-2020, além de realizar a submissão do documento no site do Ministério da Educação (MEC), em conformidade com o prazo estipulado anualmente, que é 30 de março. Acesse o relatório aqui.

Conforme a legislação, o Relatório Integral deve contemplar as informações e as ações desenvolvidas no ano anterior, discutir o conteúdo relativo aos dois relatórios parciais da instituição, contemplando uma análise global em relação ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), de acordo com as atividades acadêmicas e de gestão. Dessa forma, o relatório atual apresenta um tópico que trata especificamente da evolução institucional, considerando os dados apresentados nos anos 2018, 2019 e 2020.

Segundo a presidente da CPA, Antonia Valdirene Rabelo, uma das atribuições da comissão é conduzir os processos de avaliação interna da instituição, sistematizar os dados e informações produzidos durante a aplicação do instrumento avaliativo e elaborar os relatórios, que são divulgados anualmente no portal institucional e submetidos ao sistema do Ministério da Educação (MEC).

A Avaliação interna do IFRR é anual e se desenvolve por meio da aplicação de questionários, respondidos pelas comunidades interna e externa. Ela tem como propósito avaliar as atividades acadêmicas e de gestão, programas, projetos da instituição, além de diagnosticar os possíveis pontos fracos, medianos e fortes, com foco na melhoria da qualidade da educação.

Todo o processo avaliativo é consolidado no Relatório de Autoavaliação Institucional, o qual é estruturado considerando eixos e dimensões, como Planejamento e Avaliação Institucional, Desenvolvimento Institucional, Políticas Acadêmicas, Políticas de Gestão e Infraestrutura Física. Depois de publicado, o relatório deverá ser analisado e apropriado pelos atores da instituição, culminando na necessidade de replanejamento e execução das ações.

A fonte da pesquisa avaliativa envolve os docentes, os técnicos administrativos e os estudantes do IFRR. Em 2020, participaram 1.957 respondentes, sendo 589 servidores (entre professores de contratos temporários, professores efetivos, tutores da EAD e técnicos administrativos) e 1.368 estudantes.

Antonia salientou o desafio de trabalhar remotamente e superar diariamente as dificuldades diante do contexto desafiador da pandemia. “A publicação do relatório não seria possível se não fosse o trabalho realizado pelas comissões locais com as equipes gestoras, que, apesar de tantos desafios, não desistiram de realizar todas as etapas previstas como devolutivas: sensibilização, efetivação da consulta interna, sistematização dos dados, construção e publicação do Relatório de Autoavaliação Institucional. Nossos agradecimentos a todos os colaboradores”, disse.

Outras informações sobre a comissão podem ser obtidas no endereço http://www.ifrr.edu.br/cpa.

Com informações da CPA
31/3/2021