TRANSFORMAGOV – Processo de modernização da gestão começa a ser implantado no IFRR

por Sheneville Cunha de Araújo publicado 06/04/2023 13h59, última modificação 06/04/2023 13h59
A expectativa, com a implementação do programa, é que mais eficiência com gastos e entregas de maior valor à sociedade sejam os novos resultados obtidos no instituto
Recém-incluído no programa no Programa de Gestão Estratégica e Transformação do Estado (TransformaGov ), o IFRR começará a passar pelas fases de implantação das ações de mais uma  política pública do governo federal a partir deste mês.

A adesão do instituto ao programa foi formalizada no dia 29 de março,  com a assinatura do termo pela reitora do IFRR, professora Nilra Jane Filgueira, e pelo  secretário de Gestão e Inovação do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Roberto Pojo. Os próximos passos já estão marcados para serem iniciados na próxima semana, nos dias 12 e 13, com a realização das primeiras reuniões para discussão das ações do Plano de Gestão Estratégica e Transformação Institucional (PGT) a serem implementadas no IFRR.

Segundo a reitora, o programa visa ajudar na modernização da gestão estratégica dos órgãos integrantes da administração pública federal, como é o caso do instituto, e, por isso,  fez questão de que o IFRR aderisse, pois acredita que a implementação dessa política pública será um importante passo para a entrega de resultados ainda mais eficientes para a sociedade, visto que as soluções de aprimoramento de gestão têm como princípios ações em dimensões importantes como infraestrutura e logística, processos, gestão de pessoas, arranjos institucionais e estruturas organizacionais, governança e gestão estratégica.

“Acredito muito na implantação do TransformaGov no IFRR, pois nossa gestão visa, antes de tudo, promover as melhores ações de ensino, pesquisa, extensão e inovação para Roraima, e, para isso, temos a consciência da necessidade de administrar bem, pautados na eficiência, na estratégia, nas parcerias e em outras ações institucionais necessárias, para que o trabalho desenvolvido pelas equipes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica em Roraima tenham resultados concretos e eficazes, agregando cada vez mais valor à nossa sociedade”, declarou Nilra Jane.

TRANSFORMAGOV - O Programa de Gestão Estratégica e Transformação do Estado, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), instituído pelo decreto 10.382/2020, objetiva avaliar e modernizar a gestão estratégica dos órgãos integrantes da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.

O programa reúne um conjunto de soluções de curto e médio prazo já desenvolvidas pelas equipes do MGI e de órgãos federais parceiros para apoiar os órgãos da administração pública federal no desenvolvimento de novas soluções de aprimoramento da gestão.

O TransformaGov compreende ações em cinco dimensões:

Governança e gestão estratégica: prevê apoiar os órgãos atendidos no alinhamento entre a Estratégia Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (ENDES), as estratégias setoriais, o Plano Plurianual (PPA) e o planejamento estratégico dos órgãos. Esse alinhamento permitirá ao Estado definir com exatidão as políticas públicas que pretende entregar com o orçamento disponível.

Processos: buscar a simplificação, a digitalização, a integração e a centralização dos processos finalísticos, gerenciais e de suporte dos órgãos da administração pública federal.

Arranjos institucionais e estruturas organizacionais: focar na utilização dos sistemas estruturantes da administração pública federal, parcerias e descentralização administrativa, revisão de macroprocessos e estruturas gerenciais.

Infraestrutura e logística: apoiar a implementação da adoção de medidas de racionalização e economia na ocupação predial e nas atividades logísticas.

Gestão de Pessoas: tem foco no dimensionamento da força de trabalho e otimização dos processos de gestão de pessoas.