Servidores e estudantes do IFRR que utilizam senha padrão no Suap devem alterá-la

por Laura publicado 18/08/2020 16h10, última modificação 18/08/2020 16h13
Caso a senha padrão não seja alterada até o dia 22 de agosto, ela expirará automaticamente. Vídeo tutorial com orientações está disponível no YouTube

Para garantir a segurança do processo de consulta para a escolha do reitor e de diretores-gerais do Instituto Federal de Roraima (IFRR), que este ano ocorrerá de forma remota, pela internet, servidores e estudantes da instituição que ainda utilizam a senha padrão de acesso ao Sistema Unificado de Administração Pública (Suap) devem alterá-la.

Conforme a Comissão Eleitoral Central (CEC), caso a senha padrão não seja alterada até o dia 22 de agosto, ela expirará automaticamente, ou seja, deixará de ter validade. Um levantamento da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) do IFRR identificou que 31% dos servidores e 44% dos estudantes ainda utilizam a senha padrão no Suap. Um vídeo tutorial sobre como atualizar o e-mail secundário e redefinir a senha no sistema está disponível no endereço https://youtu.be/YfimSc_j-C4.

O diretor de Tecnologia da Informação do IFRR, Francisco Filho, explica que, caso o usuário não realize a alteração da senha padrão e ela expire, ele não conseguirá acessar os sistemas que utilizam as credenciais institucionais do Suap (login e senha), como o sistema de votação eletrônico Helios Voting, a ser utilizado no processo de consulta do IFRR.

“A partir do dia 22, qualquer sistema que o usuário tente acessar com a senha padrão vai informar que a senha está errada. Neste caso, ele terá, obrigatoriamente, que fazer a alteração da senha por meio do Suap”, disse Filho. Caso o e-mail de recuperação da senha esteja errado/desatualizado, o usuário deverá entrar em contato com o setor de gestão de pessoas ou de registro escolar da sua unidade para que ele proceda à atualização, de modo que o interessado consiga redefinir sua senha.

A presidente da CEC, Heila Rodrigues, esclarece que os usuários com senha expirada poderão realizar a alteração a qualquer tempo, até nos dias da votação, que ocorrerá em 26 e 27 de agosto. Com a adoção do Helios Voting, servidores e estudantes poderão votar de casa. Contudo, as comissões eleitorais também disponibilizarão equipamento e acesso à internet nas unidades do IFRR para possibilitar a votação àqueles que não disponham de recursos ou equipamentos próprios. Para tanto, serão observadas as orientações de saúde e segurança sanitária do Comitê de Crise e Enfrentamento ao Coronavírus da instituição.

Informações adicionais sobre a escolha de dirigentes do IFRR podem ser acessadas na página do processo de consulta, no endereço https://www.ifrr.edu.br/eleicoes-ifrr-2020.

Laura Veras
18/8/2020