Semana de Empreendedorismo começa nesta segunda-feira, 16

por Rebeca publicado 16/09/2019 14h05, última modificação 16/09/2019 19h25
Até esta quarta-feira, 18, as atividades ocorrem nos cinco campi da instituição, no interior e na Capital. A etapa central será de 19 a 21 de setembro

A programação da edição 2019 da Semana de Empreendedorismo e Inovação (Semei) do Instituto Federal de Roraima (IFRR) inicia-se nesta segunda-feira, 16, e segue até o dia 21. Até esta quarta-feira, 18, as atividades ocorrem nos cinco campi da instituição,  no interior e na Capital. A etapa central será de 19 a 21 de setembro.

Entre os objetivos do evento está o de propiciar uma semana de atividades voltadas a instigar um olhar criativo, atento às tecnologias e aos problemas da sociedade, incentivando a capacidade de empreender e inovar. As atividades são abertas ao público e gratuitas.

No Campus Boa Vista Zona Oeste, a programação começa nesta segunda, 16, e segue até o dia 18, à tarde e à noite. Ao longo dos três dias de evento na unidade serão realizados minicursos, oficinas, feira empreendedora organizada por alunos e egressos, café com ex-alunos do campus, entre outras atividades. Os temas desenvolvidos têm relação com a inovação e o empreendedorismo.

Entre as oficinas a serem ofertadas pelo CBVZO estão a de Canvas, Técnicas de Vendas e Relações Interpessoais, Impulsionamento de Produtos nas Redes Sociais, Dicas de Confeitaria, Contabilidade para Empreendimento e a de Crédito Consciente. Há também minicurso de artesanato com retalhos, a palestra “Aprender a liderar em todas as áreas da empresa e da gestão pública” e a mesa-redonda “Gestão do tempo”.

CENTRAL – As inscrições para a etapa central, que ocorre de 19 a 21 em Boa Vista, seguem abertas pelo site semei.ifrr.edu.br. Na Capital serão oferecidos palestras, oficinas, relatos de experiências exitosas, mesas-redondas, encontro de iniciação científica e tecnológica, e Ideathon da Semei (maratona de desenvolvimento de ideias em modelos de negócios).

No dia 19, a palestra de abertura no período noturno será sobre “Aprendizagem criativa e a educação do futuro”, com Felipe Gonzalez. Outro ponto de destaque desse primeiro dia é o ideathon, maratona envolvendo alunos da instituição, que ocorrerá no Laboratório de Inovação do Sebrae (Sebraelab) e que será voltada para a resolução de problemas do cotidiano da educação profissional que ainda não têm solução. A ideia é criar produtos/processos que solucionem os problemas e, na edição deste ano, o tema é “A solução para problemas na educação profissional”.

Para discutir “Desafios e perspectivas da inovação no Estado de Roraima”, ocorre uma mesa-redonda, no dia 20, com representantes da Fier, da Embrapa, do Governo de Roraima e do Sebrae Roraima, mediada pelo IFRR. Nesse mesmo dia, também haverá o lançamento da marca da incubadora de empresas do IFRR. O Encontro Roraimense de Incubadoras de Empresas encerra o evento no dia 21, das 9h às 11h.

APOIO – Para realização da edição deste ano da Semei, o IFRR conta com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Plataforma 8 Workspace, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (Cieds), da Incubadora de Empresas do IF Amazonas (Ayty) e do Arranjo NIT Amazônia Ocidental (Amoci/MCTIC).

Rebeca Lopes
16/9/19