Segunda semana do mestrado do PPGEA ocorre no IFRR

por Antonio de Souza Matos publicado 23/09/2016 20h32, última modificação 23/09/2016 20h32
Docentes e técnicos administrativos das unidades do IFRR estão participando da semana de formação na sala de reuniões da Reitoria

A segunda semana de formação do Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola (PPGEA), uma parceria entre o Instituto Federal de Roraima (IFRR) e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), ocorre de 19 a 23 na sala de reuniões da Reitoria do IFRR.

O programa traz, nesta semana, a formação em Metodologia Científica e em Iniciação na Plataforma Modle, tecnologia de ensino a distancia em que os estudantes postarão trabalhos, resenhas e sínteses que fazem parte conteúdo de formação do Mestrado em Educação Agrícola.

A professora mestre Maria Luciene de Oliveira fez uma apresentação do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) da plataforma Moodle como instrumento para o processo de ensino no módulo I do PPGEA. Os professores doutores Allan Damasceno, Sílvia Gonçaves e Antonio Carlos Abboud ministraram conteúdos de Metodologia da Pesquisa: Concepções Qualitativa e Quantitativa, cujo objetivo foi dar prosseguimento aos trabalhos de cada mestrando, em que os trabalhos saem da fase de pré-projetos e, com o auxílio dos conceitos metodológicos apresentados, avançam para a fase de projetos.

Foto: Nenzinho Soares

Para a mestranda Joelma Fernandes, esta segunda semana de formação veio enriquecer os conceitos para melhorar a qualidade dos projetos. “A socialização dos conceitos metodológicos foi enriquecedora para exercitar o pensamento na construção do objeto de pesquisa, assim como uma oportunidade de conhecer as diferentes temáticas dos colegas e contribuir para o avanço da escrita de cada projeto”, afirmou.

Segundo o professor Allan Damasceno, “a Pedagogia da Alternância, compreendida na indissociabilidade entre conteúdo e método, permite o aprofundamento do debate sobre os conteúdos curriculares no processo de formação do pesquisador, por intermédio do mestrado acadêmico, em razão da dinâmica modular dos encontros formativos”.

Nenzinho Soares
CCS/Reitoria