Reunião discutirá a implementação da Rede de Educação Superior Indígena

por Laura publicado 10/03/2016 15h45, última modificação 10/03/2016 15h46
O objetivo da iniciativa é promover o acesso e a permanência dos estudantes indígenas na educação superior e estimular o ensino, a pesquisa e a extensão nas temáticas de interesse desses povos.

Para discutir sobre a Rede Brasileira de Educação Superior Intercultural Indígena, o reitor do Instituto Federal de Roraima (IFRR), Ademar de Araújo Filho, participa na segunda-feira (14) de reunião no Ministério da Educação, com dirigentes de instituições públicas de ensino superior do país e das secretarias de Educação Superior, de Educação Profissional e Tecnológica, e de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI).

A convocação foi feita pelo secretário da SECADI, Paulo Gabriel Nacif, a fim de tratar sobre pontos essenciais para a implementação da iniciativa, cujo objetivo é promover o acesso e a permanência dos estudantes indígenas na educação superior e estimular o ensino, a pesquisa e a extensão nas temáticas de interesse desses povos.

O reitor do IFRR explica que a reunião contribuirá para a ampliação das políticas indígenas na instituição, as quais deverão atender também à formação superior. “O IFRR já atua na formação técnica de indígenas, principalmente nos campi Amajari e Boa Vista Centro. Com as discussões da reunião, será alinhada a implementação dessas políticas em um novo nível de formação – o superior. O nosso campus base será o de Amajari, onde implantamos o curso superior de Tecnologia em Aquicultura, o qual tem como uma das finalidades o atendimento aos indígenas”, disse.

A Rede Brasileira de Educação Superior Intercultural Indígena será destinada à formação de estudantes indígenas brasileiros na educação superior, tendo como missão a geração de conhecimentos e de práticas necessárias para o desenvolvimento dos projetos de bem-viver dos povos indígenas, por meio da cooperação interinstitucional.

Laura Veras

CCS/Reitoria