RELATÓRIO DE GESTÃO – Ampliação da EAD, novos grupos de pesquisa e articulação para captação de recursos estão entre os destaques do IFRR em 2022

por Sheneville Cunha de Araújo publicado 04/04/2023 21h15, última modificação 11/04/2023 18h10
Documento é um compilado das ações desenvolvidas pelas equipes do IFRR no decorrer de 2022 e apresenta as metas alcançadas e os resultados obtidos

Concluído no fim do mês de março deste ano, o Relatório de Gestão 2022 já está disponível para conhecimento de toda a comunidade do IFRR, incluindo os públicos interno e externo. O documento é um compilado das ações desenvolvidas pelas diversas equipes do instituto no decorrer de 2022 e apresenta as metas alcançadas e os resultados obtidos com o trabalho realizado nas  áreas de ensino, pesquisa, extensão e inovação em Roraima.

A publicação traz informações a respeito de diversos setores relacionadas ao funcionamento do IFRR, como instituição educacional, abordando aspectos como política de gestão, estratégia, planejamento, governança, controle interno, gestão de pessoas, tecnologia da informação, comunicação institucional, além de informações orçamentárias, financeiras e contábeis, entre outras.

Um dos principais resultados em destaque no relatório é a ampliação do alcance das ações promovidas pelo IFRR, por meio Educação a Distância (EAD). Conforme é possível verificar no documento, o instituto encerrou o ano de 2022 com 936 novas vagas em cursos de graduação e 791 em cursos de pós-graduação latu sensu nessa modalidade de ensino, levando educação para mais pessoas em diferentes pontos do estado.

Além disso, é possível destacar o aumento das ações de pesquisa no IFRR, por meio da criação de novos grupos de pesquisa e de fomento a essa área com ações dos diversos programas desenvolvidos no instituto; também a intensificação do trabalho de articulação política em busca de recursos federais para a promoção de melhorias na instituição voltadas para o atendimento tanto da comunidade interna como da externa.

A reitora do IFRR, professora Nilra Jane Filgueira, ao reconhecer que todas as metas alcançadas e os resultados obtidos são consequência do empenho e da dedicação das equipes de trabalho do instituto, ressaltou que a adoção de estratégias para a adaptação ao chamado “novo normal”, surgido com a pandemia, que impôs uma forma de atuação, fez com que servidores e servidoras,  apesar da necessidade de distanciamento social, se reinventassem e agissem pensando sempre na garantia de uma educação para todas as pessoas e na manutenção da qualidade do ensino, independentemente das condições que tivessem de enfrentar.

“Estou muito orgulhosa de todos os professores e professoras, servidores e servidoras, que, junto com a equipe de gestão, não se curvaram a nenhuma dificuldade imposta à nossa instituição nos dois últimos anos, quando assumimos a direção do instituto em plena pandemia. Todos os profissionais e as profissionais se mostraram com muita coragem e disposição para se unir, mesmo a distância, e pensar para inovar visando garantir nossos serviços sem prejuízo à qualidade. Os resultados foram mais que satisfatórios, mesmo diante de dificuldades como a pandemia e os cortes orçamentários, entre outras. Mostramos que nossa dedicação à educação, no fim, sempre entregará os melhores resultados”, comentou Nilra Jane.

Ela fez questão ainda de pontuar a importância das parcerias para a realização de tantas ações com resultados concretos entregues à sociedade. “O aumento do ensino oferecido pelo IFRR por meio da EAD também foi possibilitado com o trabalho imprescindível de articulação política que fizemos em Brasília. Mostramos ali à bancada parlamentar de Roraima a importância do instituto para o estado, visando à captação de recursos para a ampliação da EAD e para a melhoria da nossa instituição em outras áreas. Sem falar do trabalho de articulação local, que resultou na formalização de mais de 20 parcerias para ações de extensão voltadas para a sociedade em geral. Sozinhos, não fazemos nada e temos total consciência da importância de cada pessoa, de cada instituição que contribuiu para todas essas conquistas”, declarou.

O Relatório de Gestão 2022, além de ser uma forma de prestação de contas do trabalho desenvolvido pelas equipes do IFRR, serve como um documento norteador, junto com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), para a promoção das ações necessárias ao ensino, à pesquisa, à extensão e à inovação no estado. A partir dele, é possível identificar acertos e dificuldades a serem ainda enfrentadas, atuando de maneira estratégica para a resolução de problemas e para a superação de barreiras.

Assim, conforme uma análise de gestão de riscos do IFRR, apresentada no relatório, princípios como adoção de boas práticas de gestão de riscos, de forma a assegurar a existência de um processo estruturado; clareza e transparência na identificação e no tratamento dos riscos; respeito aos valores éticos e institucionais; subsídio à tomada de decisão e à elaboração do planejamento estratégico; e busca constante da melhoria contínua dos processos organizacionais, também deverão ser observados cuidadosamente pelas equipes do IFRR em 2023.

Além disso, medidas de avaliação de riscos e sistematização das rotinas de controle, de forma a minimizar, ou mesmo eliminar, eventuais problemas gerenciais de riscos deverão ser intensificadas, conforme recomendação reiterada no documento.