Professores dos cinco campi do IFRR recebem capacitação sobre empreendedorismo

por Rebeca publicado 12/04/2018 21h20, última modificação 13/04/2018 11h43

Dentro da política implementada pelo novo setor do Instituto Federal de Roraima, que é a Coordenação de Empreendedorismo, que tem por objetivo incentivar práticas empreendedoras no âmbito da instituição, sete professores dos cinco campi participam, até esta sexta-feira, dia 13, da capacitação Despertar, promovida pelo Sebrae-RR.

De acordo com o coordenador de Empreendedorismo do IFRR, Wilson Alves da Silva Filho, a capacitação dos professores é realizada em 32 horas e foi iniciada no último dia 10 de abril. O curso ocorre no edifício Sebrae Airton Dias, envolvendo professores dos Campi Amajari, Novo Paraíso, Boa Vista, Zona Oeste e Avançado Bonfim.

Alves comenta que, como forma de sensibilizar os alunos e os docentes sobre a importância da prática do empreendedorismo e da apropriação das características do comportamento empreendedor, foi firmada essa parceria com o Sebrae para capacitar os sete docentes.

O curso Despertar tem como objetivo estimular o empreendedorismo entre jovens estudantes do ensino médio, transmitindo-lhes uma visão de mundo abrangente, para que possam identificar suas potencialidades e descobrir novas oportunidades.

A metodologia possibilita que os estudantes sejam estimulados a despertar para uma visão ampla do empreendedorismo, que engloba a cooperação, a cidadania e a ética. Ao final do curso, espera-se que eles estejam mais proativos e comprometidos com o desenvolvimento e o crescimento pessoal e profissional.

Segundo Alves, após a capacitação dos professores nessas 32 horas, será feito um planejamento para ser aplicado o curso Despertar nos campi aos alunos do ensino médio integrado. “Serão 22 encontros presenciais em sala de aula, totalizando 44 horas, mais 16 horas de atividades de campo e a realização da Feira do Empreendedor, que terá 10 horas”, explicou.

A capacitação dos professores faz parte das atividades da Coordenação de Empreendedorismo, que iniciou os trabalhos com a realização de oficinas sobre empreendedorismo e inovação, que vai percorrer até maio os cinco campi da instituição. Com o tema “Criatividade, empreendedorismo e inovação”, o primeiro a receber foi o CBV.

Rebeca Lopes
Fotos: Erick Vieira