Pró-Reitoria de Ensino realiza visitas de acompanhamento pedagógico aos câmpus do IFRR

por Virginia publicado 10/04/2015 19h06, última modificação 10/04/2015 19h06
Durante o mês de abril a Pró-Reitoria de Ensino (PROEN) irá realizar visitas de acompanhamento/monitoramento pedagógico aos cinco câmpus do IFRR. Essa ação teve início no Câmpus Boa Vista Zona Oeste, no dia 7, quando foram realizadas reuniões com a equipe gestora do ensino e professores para debaterem os indicadores do ensino apresentados no Relatório de Gestão 2014.

Durante as reuniões foram debatidos os indicadores do ensino apresentados no Relatório de Gestão 2014, entre outros temas.

Durante o mês de abril a Pró-Reitoria de Ensino (PROEN) irá realizar visitas de acompanhamento/monitoramento pedagógico aos cinco câmpus  do IFRR. Essa ação teve início no Câmpus Boa Vista Zona Oeste, no dia 7, quando foram realizadas reuniões com a equipe gestora do ensino e professores para debaterem os indicadores do ensino apresentados no Relatório de Gestão 2014. Outros assuntos foram debatidos: a importância de se realizar a reestruturação dos atuais planos de cursos; base legal que ampara o Plano de Trabalho dos professores; além do repasse de informações pela gestão sobre a quantidade de cursos em execução no campus, número de turmas, turno de funcionamento, número de alunos por turma e quadro de lotação dos professores. Essa pauta também foi discutida no dia 9, com a equipe do Câmpus Amajari.

De acordo com a pró-Reitora de Ensino, professora Ivone Mary Medeiros de Souza, além de prestar orientações aos diretores e coordenadores do ensino sobre procedimentos para a execução das políticas de educação profissional, “as visitas servem para compartilharmos experiências, definirmos responsabilidades, articularmos a realização de projetos, além de ser momento de manifestação de apoio aos projetos dos professores e para esclarecimentos a respeito de questões pedagógicas de rotina”, enfatizou.

A professora Ivone Medeiros ressaltou, ainda, a importância dessa atividade para a divulgação dos programas e projetos propostos pela Proen, dentre os quais o Programa Institucional de Fomento ao Desenvolvimento de Projetos de Práticas Pedagógicas Inovadoras (INOVA) e o projeto da Revista Ensino em Debate, com editais abertos e disponíveis na página do IFRR (http://reitoria.ifrr.edu.br/proreitorias/ensino/nucleos/nuppe/programas/inova/inova-2015 e http://www.ifrr.edu.br/reitoria/pro-reitorias/ensino/editais/edital-no-07-2015-revista-ensino-em-debate-1, respectivamente), destacando que os interessados em participar podem obter informações na Proen ou pelo telefone 3623-1076.

Sobre essas ações, o técnico em assuntos educacionais da Proen, Francisco Alves Gomes, explicou que visam estimular professores e alunos dos cursos técnicos e superiores do IFRR a investirem em práticas que contribuam para o aperfeiçoamento do processo ensino-aprendizagem  e consequente melhoria da qualidade da educação profissional em nossa instituição. “Valorizar e fomentar o desenvolvimento de ações pedagógicas inovadoras propostas pelos docentes, além dos benefícios para o processo de ensino e para a aprendizagem dos alunos, é um mecanismo para evitarmos altos índices de retenção e evasão. Afinal, aulas práticas e dinâmicas são mais atrativas e refletem no rendimento dos estudantes”, concluiu.

Os demais câmpus também receberão a visita da equipe da Proen e poderão esclarecer suas dúvidas sobre questões pedagógicas, conforme o cronograma abaixo:

CAMPUS

1º MOMENTO