JOGOS INTERCAMPI – Primeira etapa vai reunir mais de 150 atletas no Campus Novo Paraíso

por Rebeca publicado 05/04/2018 21h35, última modificação 06/04/2018 12h29
A abertura do evento ocorre nesta sexta-feira, dia 6, a partir das 15 horas, no ginásio poliesportivo da unidade. Serão disputadas as modalidades de xadrez e futsal

Com competições nas modalidades de xadrez e futsal, o Instituto Federal de Roraima (IFRR) dará início, nesta sexta-feira, dia 6, à quarta edição dos Jogos Intercampi, o maior evento desportivo institucional. A primeira etapa ocorre no Campus Novo Paraíso, no sul do estado, até o dia 8 de abril.

Ao todo, essa etapa terá a participação de 153 alunos-atletas, sendo 53 meninas e 60 meninos. Antes da solenidade de abertura, marcada para as 15 horas, no ginásio poliesportivo do campus, ocorrerá, às 14 horas, na sala de reuniões do gabinete da Direção-Geral, o congresso técnico das duas modalidades que serão disputadas.

As competições se iniciam ainda na sexta-feira, dia 6, com o futsal, a partir das 16 horas, no ginásio, e o xadrez também a partir das 16 horas, na biblioteca da unidade. Assim como nas edições anteriores, os jogos serão abertos ao púbico externo, que poderá assistir gratuitamente às disputas.

De acordo com o pró-reitor de Extensão, Nadson Castro, os Jogos Intercampi são realizados desde 2015, sempre em três etapas, procurando revezar as modalidades pelos campi e também levando em conta a estrutura disponível para abrigar determinada modalidade.

A segunda etapa será no Campus Amajari, de 27 a 29 de abril, com competições de handebol e vôlei de quadra. De 18 a 20 de maio, o Campus Boa Vista recebe a última etapa com competições de atletismo, natação, vôlei de areia, basquete, judô e tênis de mesa.

Quanto ao número de alunos participando dos jogos, o pró-reitor afirma que a cada ano aumenta. “Esse aumento de participantes está intrinsicamente ligado ao trabalho desenvolvido pelos profissionais de Educação Física em cada campi, porque é onde os alunos se identificam com as modalidades que pretendem participar”, disse Castro.

Outro ponto ressaltado pelo pró-reitor é a integração, um dos grandes objetivos do evento. “É normal o aluno ter mais afinidade com os colegas do seu campus, mas os Jogos Intercampi conseguem integrar alunos e até mesmo servidores que participam. Então, essa é uma excelente oportunidade de nossos alunos de até 18 anos conhecer novas pessoas e outros campi”, frisou.

Os vencedores de cada etapa têm a chance de representar o IFRR nas etapas regional e nacional. Mas, para isso, Castro lembra que, tanto nas modalidades coletivas como nas individuais, o vencedor precisa passar por uma comissão para avaliar o índice técnico.

Jogos Intercampi – É uma política da Proex executada pelos setores de Extensão dos campi com o objetivo de congregar e integrar a comunidade acadêmica, além de fortalecer a prática esportiva no âmbito institucional.

Rebeca Lopes e Laura Veras
5/4/18