PDI – Servidores envolvidos nas comissões de elaboração do documento participam de seminário nesta quarta, 29

por Sofia Lampert publicado 24/03/2023 15h25, última modificação 24/03/2023 15h25
A capacitação será realizada na modalidade virtual

Na próxima quarta-feira, 29, o Instituto Federal de Roraima (IFRR) ocorre o Seminário do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI/IFRR/2024-2028). A capacitação, realizada na modalidade virtual, tem como  público-alvo os membros da comissão central de elaboração do documento e os integrantes das comissões técnicas.

A programação do evento está composta por boas-vindas da gestão, palestra sobre breve histórico da versão do PDI 2019/2023, indicação dos documentos bases e das ferramentas utilizadas na elaboração do documento, entre outros momentos. Confira o resumo da agenda no card abaixo:

Material produzido pelo presidente da comissão central do PDI/IFRR

A reitora do IFRR, professora Nilra Jane Bezerra, destaca o trabalho coletivo envolvido na elaboração do documento. “O PDI é o plano estratégico da instituição e deve ser construído de forma colaborativa, e as comissões estão com esse compromisso, que é garantir a ampla participação de toda a comunidade do IFRR – incluindo professores, técnicos administrativos e estudantes – na definição da missão do Instituto, das estratégias para atingir suas metas e dos objetivos, apontando, para o quinquênio 2024-2028, o futuro que a instituição pretende construir para si”, enfatizou a gestora.

Conforme o presidente da comissão, o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do IFRR, professor Adnelson J. Batista, o principal objetivo do evento é “subsidiar os Grupos de Trabalhos dos Eixos Temáticos, além de acolher os membros das comissões, oferecer uma formação de estudos e definição das etapas e metodologias para consolidação do novo Plano de Desenvolvimento Institucional do IFRR para os próximos cinco anos da instituição”.

PDI é uma exigência do MEC

A elaboração do PDI  vem ao encontro da exigência do artigo 20 do Decreto 9.235 de 2017, que diz que toda instituição de ensino superior deve ter seu próprio Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), reelaborado a cada quinquênio. O documento é balizador da gestão institucional, bem como necessário no processo de avaliação e credenciamento dos cursos superiores das instituições de ensino superior no País.  O plano engloba outros documentos: o Perfil Institucional, o Projeto Pedagógico Institucional (PPI), a Organização Didático-Pedagógica, o Planejamento de Oferta de Cursos, o  Funcionamento Administrativo e a Infraestrutura.

Mais informações

Os interessados podem acompanhar a divulgação dos documentos e notícias sobre a elaboração do PDI no portal institucional, mais especificamente na página www.ifrr.edu.br/pdi2024-2028.  Outros esclarecimentos podem ser solicitados pelo e-mail pdi@ifrr.edu.br

Card: Comissão central do PDI/IFRR
24/3/2023