Instituto Federal e Defensoria Pública firmam parceria para capacitação

por Rebeca publicado 08/05/2023 21h25, última modificação 08/05/2023 21h25
O IFRR vai capacitar servidores da Escola Superior da defensoria para criação e utilização de salas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA/Moodle), e o órgão estadual vai ofertar à comunidade acadêmica palestras e cursos sobre educação em direito

Nesta segunda-feira, 8, o Instituto Federal de Roraima (IFRR) e a Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE) assinaram Acordo de Cooperação Técnica para capacitação dos profissionais da Escola Superior da Defensoria Pública do Estado de Roraima (Esdep) por meio de cursos na modalidade a distância destinados à operação do ambiente Moodle.

Assinaram o documento a reitora do IFRR, Nilra Jane Filgueira Bezerra, e o defensor público-geral, Oleno Inácio de Matos. A parceria é resultado de demanda da DPE, com articulação da Pró-Reitoria de Extensão (Proex). A execução dos cursos será feita pelos campi do instituto com o apoio da Diretoria de Políticas de Educação a Distância (Dipead).

O acordo de cooperação vai garantir que, por um lado, o IFRR capacite profissionais da Escola Superior da DPE e demais servidores vinculados ao sistema de atendimento em operação do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA/Moodle). Por outro lado, a DPE vai ofertar à comunidade do IFRR, incluindo servidores, estudantes e pais/responsáveis por alunos, cursos e palestras sobre educação em direito.

Para a reitora do IFRR, Nilra Jane Figueira Bezerra, é uma grande honra compartilhar conhecimentos e projetos desenvolvidos, pois isso agrega muito à instituição. Com uma estrutura multicampi, o IFRR, segundo a reitora, está presente em todos os municípios, seja por meio dos cinco campi, seja por meio dos polos de educação a distância.

Nilra Jane lembrou que, na proposta de criação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, a interiorização foi um dos compromissos assumidos pelos institutos federais, qual seja, levar educação a todos os cantos do País. “E aqui em Roraima, nós estamos cumprindo bem essa missão. Às vezes, a gente não consegue chegar só, mas pega na mão de um parceiro e consegue levar educação a todos os cantos. Ficamos muito honrados com essa nova parceria”, disse.

O defensor-geral, Oleno Matos, destacou a importância das parcerias para viabilizar projetos que beneficiem a população. “Aqui na defensoria, a gente nunca quer andar só, sempre acompanhado. Nós temos trabalhado com muito afinco para que a defensoria possa prestar, cada vez mais, o melhor serviço para a população. E são parcerias como essa que reforçam que a nossa instituição só tende a crescer”, afirmou.

Matos explicou que atualmente em torno de 28% da população do estado não sabe o que é defensoria pública e o que faz um defensor. Para ele, se isso ocorre, a população certamente acaba desconhecendo seus direitos. Então, a capacitação sobre o ambiente virtual Moodle será fundamental para a escola superior da DPE levar educação em direito a todos os cantos de Roraima. “Vocês estão nos dando uma Ferrari, e pode ter certeza de que faremos bom uso dela”, garantiu.

Quem também destacou a importância de se utilizar a educação a distância para se chegar a lugares aos quais, de forma física, não se chega tão fácil ou rápido foi a defensora e diretora da Escola Superior da DPE, Lenir Rodrigues. Para ela, a parceria com o IFRR será fundamental para que a escola da defensoria alcance mais pessoas por meio da educação em direito.

Segundo Lenir, as leis mudam, mas as pessoas acabam desconhecendo as mudanças. “Muitas vezes a mulher chega lá chorando, dizendo que ele [marido] não vai assinar o divórcio. Não precisa mais a outra parte querer. A lei mudou. Isso é educação em direito. Então, nós precisamos educar a população. E é para isso que essa parceria está sendo firmada. Somos gratos ao IFRR por ter nos concedido a oportunidade de termos esse curso, para aprendermos sobre essa ferramenta”, afirmou.

Também acompanharam a oficialização da parceria a diretora-geral do Campus Amajari, Pierlangela Cunha, a pró-reitora de Extensão, Roseli Bernardo, e o coordenador-geral da Esdep, Vilmar da Silva.

INÍCIO – Inicialmente, três módulos de 30 horas (cada um) estão confirmados. As turmas serão de 30 pessoas. O primeiro inicia-se nesta terça-feira, 9 de maio, pelo Campus Amajari, que vai trabalhar ferramentas básicas de operacionalização do Moodle, plataforma projetada para fornecer a educadores, administradores e alunos um ambiente virtual de aprendizagem.

Em todas as etapas, a Dipead, por meio da Coordenação de Tecnologia da Educação a Distância, dará o apoio necessário à execução dos cursos. O segundo módulo ocorre a partir do dia 4 de junho e vai ensinar os participantes a elaborar/criar salas virtuais. O terceiro será ministrado pelo Campus Novo Paraíso, em agosto, em data a ser definida. Ele vai abordar como ser gerente de ambientação do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Texto: Rebeca Lopes

Fotos: Ramon Queiroz