IFFluminense sedia reunião do Conif

por Virginia publicado 18/03/2015 16h55, última modificação 18/03/2015 20h22
Dirigentes de toda a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica estão reunidos no IFFluminense, em Campos dos Goytacazes-RJ, para a 50ª reunião ordinária do Conif. Eles foram recepcionados pelo reitor do IFFluminense, Luiz Augusto Caldas Pereira, na tarde desta terça-feira, 17 de março, no auditório Miguel Ramalho do campus Campos Centro. A acolhida contou com uma apresentação musical de servidores e com a exibição de um vídeo sobre o Instituto.

Dirigentes de toda a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica estão reunidos no IFFluminense, em Campos dos Goytacazes-RJ, para a 50ª reunião ordinária do Conif. Eles foram recepcionados pelo reitor do IFFluminense, Luiz Augusto Caldas Pereira, na tarde desta terça-feira (17), no auditório Miguel Ramalho do Câmpus Campos Centro. A acolhida contou com uma apresentação musical de servidores e com a exibição de um vídeo sobre o instituto.

“Escolhemos fazer as reuniões durante esses três dias em câmpus diferentes do IFF para que possamos vivenciar e trocar experiências”, disse Pereira. “Para que a gente viva um pouco a realidade e o dia a dia desta instituição, pois é nessa troca que crescemos, que podemos presenciar ações fabulosas que estão sendo desenvolvidas e, com elas, nos inspirar”, ressaltou ao dar as boas-vindas.

O presidente do Conif, Belchior de Oliveira Rocha, apresentou os pontos da pauta a serem discutidos, entre eles a prestação de contas 2014, a recomposição das câmaras e a parceria com a Escola Nacional de Administração Pública.

“É um privilégio participar desta reunião aqui no IFFluminense. Nós, que atuamos neste país tão diversificado, percebemos que os IFs são diferentes em seus espaços físicos, mas parecidos em suas ações. E a interiorização da Rede Federal nos faz perceber a necessidade de uma educação de qualidade, de uma formação profissional, de promoção da vida das pessoas. E estamos cumprindo esse papel nas diversas regiões do País”, afirmou Rocha.

O Conif reúne 38 institutos federais, 2 centros federais de educação profissional e tecnológica, 1 universidade tecnológica federal e o Colégio Pedro II. A 50.ª reunião faz parte da programação anual do conselho, que inclui encontros periódicos entre os gestores.

Agenda: No dia 18, o conselho irá se reunir no câmpus Campos Guarus, das 9h às 18h. O secretário de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), Marcelo Feres, vai participar da reunião. À noite, os dirigentes participam da inauguração do Centro de Referência. No dia 19, os representantes das instituições irão conhecer o Câmpus Rio Paraíba do Sul/Upea – sede do futuro Polo de Inovação do IFFluminense – e o Câmpus Avançado São João da Barra, onde será realizada a última reunião da semana.

Manifestação: Servidores técnico-administrativos (TAEs) fizeram uma manifestação na tarde desta terça-feira (17). Eles reivindicam a ampliação para todos os setores da instituição da carga horária semanal de 30 horas. “Aproveitamos a reunião do Conif para apresentar esta demanda dos técnico-administrativos pelo direito de cumprir uma carga horária de 30 horas, visto que todos os setores prestam atendimento ao público, seja ele interno seja externo”, explicou Gustavo Siqueira, diretor do Sinasefe. Nesta quarta-feira (18), haverá uma reunião da Comissão dos TAEs com a diretoria do Conif para ouvir as demandas dos servidores e analisar os possíveis encaminhamentos. “Vamos entregar um documento para que o Conif se manifeste em relação ao tema”, complementou Gustavo.

Fonte: IFFluminense

18/03/2015