Gestores do IFRR visitam parlamentares para articular destinação de emendas para a instituição

por Sofia Lampert publicado 16/02/2023 18h55, última modificação 16/02/2023 19h35
Compromissos no Distrito Federal incluíram posse da nova diretoria do Conif, reunião na Setec e visita a parlamentares da bancada roraimense

Durante toda a semana, a reitora do Instituto Federal de Roraima (IFRR), professora Nilra Jane Filgueira, acompanhada do pró-reitor de Administração, Emanuel Alves, do diretor-geral do Campus Boa Vista Zona Oeste (CBVZO), Isaac Sutil, e do chefe de Gabinete da Reitoria, Giovani Calerri, esteve em Brasília (DF). Inicialmente, ela cumpriu a agenda do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Depois, participou de audiências com representantes do Ministério da Educação (MEC) e parlamentares de Roraima.

Em reunião com o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Getúlio Marques, na segunda-feira, 13, Nilra Jane apresentou propostas para a aquisição do prédio-sede da Reitoria do IFRR, prioridade máxima da gestão. Segundo ela, essa é uma luta travada desde os primeiros dias de seu mandato. “Minha preocupação, nestes últimos anos, é a aquisição da sede da Reitoria. Hoje o pagamento do aluguel do imóvel onde funciona a unidade, além dos contratos firmados para a manutenção, compromete boa parte do nosso orçamento. Conseguir que nossa sede seja construída nos exoneraria de uma grande despesa e nosso orçamento poderia ser mais bem investido. Esse é um projeto pelo qual, desde o início, venho lutando. Já estive reunida com parlamentares, ministros e secretários anteriores ao senhor, e hoje estou novamente aqui fazendo essa petição”, disse. O secretário se comprometeu a estabelecer um diálogo com os demais ministérios e dar atenção especial à demanda.

Na terça-feira, 15, a equipe esteve reunida com parlamentares de Roraima no Senado Federal e na Câmara dos Deputados. O objetivo foi apresentar o trabalho que o IFRR desenvolve em Roraima como instituição de ensino público, profissional e tecnológico. A primeira visita foi feita ao senador da República Hiran Gonçalves (PP), que já conhece bem as demandas do instituto. Na reunião, o parlamentar apresentou propostas para a destinação de emenda à instituição, e comprometeu-se a reunir a bancada de Roraima para que, em conjunto, o valor pretendido para a construção/aquisição do prédio-sede da Reitoria seja alcançado.

Depois, a equipe se reuniu com o deputado Pastor Diniz (União Brasil), que reforçou o comprometimento com os estudantes do interior do estado. Para ele, a formação de jovens em municípios distantes da Capital, Boa Vista, é um dos grandes obstáculos da educação. “Toda a estrutura de um estado passa pela educação e pela formação de jovens. É preciso estar atento às demandas dos jovens do interior e buscar soluções para isso. Quero estar presente e comprometido com o IFRR para que esse público seja atendido”, afirmou.

Mais tarde, em reunião com o deputado Stélio Denner (Republicanos), o grupo fez um resumo da atual situação do IFRR, apresentou a estrutura multicampi, os tipos de cursos oferecidos e a capilaridade da instituição, que está presente em todo o estado por meio da Educação a Distância (EAD). Para Denner, a educação deve estar sempre inserida no planejamento dos parlamentares. “Comprometo-me a estar mais perto e conhecer as demandas da educação. É importante essa aproximação com as instituições, pois a política é a arte do diálogo”, declarou.

Ainda cumprindo a agenda semanal, a equipe se reuniu, em seguida, com o deputado Albuquerque (Republicanos). Atento às demandas da educação, o parlamentar se mostrou disposto a conhecer as dificuldades orçamentárias do IFRR. “Quero buscar soluções, debater, trabalhar em busca de resolver as necessidades do nosso povo. Fui alfabetizado somente aos 10 anos. Compreendo que a educação é muito importante. Não há um grande cidadão se não há cidadão educado. Acolho com carinho as petições”, disse.

Concluindo o dia de compromissos, a equipe esteve no gabinete do deputado Zé Haroldo (PSD). O parlamentar, depois de conhecer as demandas apresentadas, colocou-se à disposição para estabelecer diálogo com os demais deputados para a destinação de emendas ao instituto. “Agradeço a visita, e meu gabinete está de portas abertas para falar de educação”, declarou.

Para o diretor-geral do CBVZO, professor Isaac Sutil, um dos integrantes da comitiva do IFRR, essa aproximação com os parlamentares é muito importante. “Essa é a forma que temos de estreitar os laços para apresentar nossas demandas, em especial no momento atual, em que tivemos uma boa alternância de parlamentares federais. Assim apresentamos a instituição para quem não a conhece, ou pouco conhece, estreitando o conhecimento e propondo demandas que gerem emendas parlamentares que beneficiem a instituição, sejam elas para investimento ou funcionamento, pois nosso orçamento é limitado”, disse.

A agenda continua nesta quinta-feira em evento restrito para reitores de instituições federais. Ainda hoje, a reitora do IFRR participa da cerimônia de anúncio de novos valores e da expansão da Bolsa Capes, do CNPq e do Programa de Bolsa Permanência. O evento, que ocorre no Salão Nobre do Palácio do Planalto, será conduzido pelo ministro da Educação, Camilo Santana, e contará com a presença do presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva.

16/2/23

« Maio 2024 »