Fórum de Ensino do IFRR amplia discussão sobre as políticas educacionais
Fórum debate as políticas de educação voltadas ao ensino técnico e superior dos cursos oferecidos no IFRR.
A Pró-reitoria de Ensino realiza, até o final do dia, mais uma reunião do Fórum de Ensino do IFRR, na qual estão reunidos gestores dos cinco câmpus, das pró-reitorias, assessorias e diretorias sistêmicas com o intuito de discutir as políticas de educação voltadas ao ensino técnico e superior dos cursos oferecidos no IFRR.
O debate foi conduzido a partir da análise das ações executadas pelos câmpus, visando cumprir o disposto no Termo de Acordo de Metas e Compromissos, assinado pelos IFs em 2009, com previsão de cumprimento das metas até 2016.
Também foram debatidas as metas do Plano Nacional de Educação (PNE), havendo a indicação da necessidade de se realizar um outro encontro dedicado ao estudo desse documento e definição de estratégias para que o IFRR consiga cumprir as propostas dos dois atos regulatórios da educação profissional.
A professora Ivone Mary Medeiros de Souza, Pró-Reitora de Ensino, define o Fórum Interno de Ensino como espaço de diálogo para esclarecimento a respeito das exigências legais para a oferta de cursos, para troca de experiências e de informações entre gestores. “Além disso, no fórum é possível articularmos ações com a pesquisa e a extensão de modo a atendermos à finalidade de uma instituição de ensino superior, que é a indissociabilidade entre o ensino, pesquisa e extensão”, complementou.
Em um segundo momento, a equipe da Diretoria de Educação a Distância (Dipead), apresentou dados sobre a estrutura, corpo docente, números de alunos, cursos e sistemas implementados no IFRR, além das perspectivas de vagas para 2016.
No turno vespertino, a pauta contemplou os programas institucionais (INOVA, Monitoria, Ação Saberes Indígenas na Escola, LIFE, PIBID, PARFOR e Ação 20 RJ) sob a responsabilidade da Proen, com explicações a respeito da participação dos câmpus na condução dos processos de seleção e/ou execução dos projetos apresentados em cada programa.
Além disso, foram apresentadas propostas para formação de comissões destinadas à elaboração de um calendário acadêmico de referência, unificação dos planos de curso, plano de curso de capacitação para professores, visando à complementação pedagógica, dentre outros assuntos educacionais.
Virginia Albuquerque
CCS/Reitoria
15/04/2015