Forinter define ações para 2016

por Antonio Evaldo Soares publicado 27/04/2016 21h11, última modificação 27/04/2016 21h11

Os integrantes do Fórum de Relações Internacionais (Forinter) definiram, nesta terça-feira, dia 26, as ações para 2016. A primeira reunião do ano ocorreu na sede do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), em Brasília, e contou com a presença do presidente do Conif, Marcelo Bender Machado, e do coordenador da Câmara de Relações Internacionais e reitor do Instituto Federal de Brasília (IFB), Wilson Conciani.

No encontro, foram estabelecidos cinco eixos de ação para 2016: Sul-Sul (a cooperação entre o Brasil e os países da América Latina e África), Europa- América do Norte (a realização de editais em conjunto com instituições desses países), Idiomas (a intensificação da oferta do português para estrangeiros, além do espanhol e do inglês para as instituições da Rede Federal), Educação Profissional Comparada (o aprendizado será equivalente para que exista uma melhor mobilidade entre os países), e Pesquisa Aplicada (parcerias na área de inovação).

O coordenador da Câmara de Relações Internacionais, Wilson Conciani, destacou o trabalho de cooperação Sul-Sul e o diálogo entre o Brasil e os países emergentes. “É importante desenvolver respostas aos desafios do ensino profissionalizante com as regiões de fronteira”, afirmou.

Para o presidente do Conif, as instituições da Rede Federal devem ampliar as diretrizes para a internacionalização e a mobilidade. “Precisamos fortalecer as parcerias internacionais para que os Institutos Federais, os Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e o Colégio Pedro II sejam cada vez mais multiculturais”, disse.

Nova gestão – Durante a reunião, foi eleita a nova coordenação do Forinter para os próximos dois anos. Fazem parte da nova composição: Gutenberg Albuquerque (coordenador – IFCE), Wagner Belo (vice-coordenador – IF Sudeste MG), Aurea Santos (secretária – IFPI), Renata Ferreira (segunda secretária – IFPR) e Carla Silva (suplente – IFNMG).

IFs em Fronteiras No dia 27, ocorre uma reunião com os representantes dos institutos localizados em áreas de fronteira, como é o caso do Instituto Federal de Roraima, que tem uma unidade no Bonfim, município de Roraima que faz fronteira com a Guiana Inglesa. A professora Sandra Mara Dias Botelho, assessora de Relações Internacionais do IFRR, que esteve presente no Forinter, participa da reunião.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Conif

Data: 26/4/ 2016