Estudantes e profissionais do IFRR fazem mobilização pela paz nas escolas

por Laura publicado 28/04/2023 21h40, última modificação 28/04/2023 21h49
Atividades culturais, realização de palestras e gincanas foram algumas das atividades realizadas. Iniciativa faz parte de campanha do Conif

Nesta sexta-feira, 28, foram realizadas nas seis unidades do Instituto Federal de Roraima (IFRR) ações de promoção da cultura de paz. Elas fazem parte da campanha do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

Atividades culturais, realização de palestras e gincanas foram algumas das atividades realizadas. A reitora do IFRR, professora Nilra Jane Filgueira, explicou que a data foi escolhida por ser o Dia Mundial da Educação. “Por meio das atividades desenvolvidas, buscamos sensibilizar a nossa comunidade acadêmica sobre a paz na nossa instituição. Essa é uma ação de toda Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A intenção é que façamos uma parada para refletir sobre a necessidade de promover a paz nos diversos ambientes e contexto escolar”, disse.

Confira abaixo as atividades desenvolvidas:

Campus Amajari – Realização de atividades durante toda a semana. Oficinas de primeiros socorros com a equipe do Samu, prática de flash mob (a importância da atividade física em grupo para fortalecer vínculos e valores), rodas de conversa sobre a cultura de paz e os cuidados com as fake news, caminhada com cartazes sobre a cultura de paz e respeito às diferenças, e apresentação de poemas e desenhos sobre a cultura de paz produzidos pelos alunos do campus.

Campus Avançado Bonfim – Realização da Gincana da Paz e articulação com os estudantes sobre a estruturação de um Plano de Paz que gere ações educativas e preventivas na unidade.

Campus Boa Vista – Programação cultural com música, exposições e um longo abraço ao redor da unidade.

Campus Boa Vista Zona Oeste – Produção de obras artísticas (pintura e clipe musical) tendo como referência a música "Pela Paz".

Campus Novo Paraíso – Roda de conversa e gravação de conteúdo sobre o significado da paz.

Reitoria – Abraço simbólico para representar a luta pela construção de espaços mais plurais de aceitação, respeito e conhecimento.

CARTILHA – Para dar mais eficácia aos programas de prevenção, intervenção e posvenção de atos de violência nas escolas e nas universidades, o Ministério da Educação (MEC) publicou no dia 19 de abril a cartilha “Recomendações para Proteção e Segurança no Ambiente Escolar”, em formato digital. A publicação faz parte do conjunto de ações desenvolvidas pelo Grupo de Trabalho Interministerial (GTI), coordenado pelo MEC, para o desenvolvimento de medidas preventivas e imediatas de proteção do ambiente escolar.

Fotos: Núcleos de Comunicação/IFRR
28/4/2023