Equipe do IFRR visita polos de Educação a Distância no Uiramutã e em Normandia
Ao longo dos dias 20 e 21 de dezembro, uma equipe do Instituto Federal de Roraima (IFRR) percorreu parte da região norte do estado em visita à Escola Estadual Indígena Índio Gustavo Alfredo, localizada na Comunidade Indígena Araçá da Serra, no Município de Normandia, e à Escola Estadual Joaquim Nabuco, no Município do Uiramutã, onde funcionam polos de Educação a Distância (EaD) da instituição.
Além da visita às salas de aula, foram realizadas reuniões com alunos, professores e demais moradores das localidades, com o objetivo de ouvir demandas e sugestões ligadas à educação. As duas escolas já são atendidas com cursos técnicos na modalidade EaD, mas buscam parcerias para a oferta de cursos de licenciatura.
A reitora do IFRR, Sandra Mara Botelho, que esteve presente nas visitas, ressaltou que faz parte da missão institucional contribuir para o desenvolvimento das comunidades locais. “Os desafios são grandes, devido ao atual contexto político e econômico do País, contudo a instituição estudará alternativas de viabilizar o que foi demandado, por meio de parcerias que nos ajudem na logística adequada para esse tipo de curso. Somos sensíveis às necessidades apontadas, porque sabemos da importância da formação profissional para o futuro do nosso estado”, explicou.
Na Comunidade Indígena Araçá da Serra, estiveram presentes na visita, ocorrida nesta terça-feira, dia 20, o 2.° tuxaua, Aldeildo Segundo Trajano, e o coordenador de polo EaD e gestor da Escola Estadual Indígena Índio Gustavo Alfredo, Edísio Trajano. Na quarta-feira, dia 21, foi a vez gestora da Escola Estadual Joaquim Nabuco, Gardênia Cavalcante, e da coordenadora de polo EaD Suênea Borges receberem a equipe do IFRR.
Participaram da visita às escolas a reitora, Sandra Mara Botelho, o pró-reitor de Extensão, Nadson Castro dos Reis, e a gestora institucional do Programa Mulheres Mil, Maria da Natividade Alves de Oliveira. No dia 21, juntaram-se à equipe da Reitoria o diretor-geral do Campus Amajari, George Sterfson Barros, e a coordenadora do Programa Mulheres Mil no CAM, Elisangela Ferreira Duarte.