CONIF – Nova diretoria é empossada e tem reitora do IFRR como vice-presidente

por Bruna Dionísio Castelo Branco publicado 15/02/2023 13h20, última modificação 15/02/2023 18h55
Nilra Jane é a representante da Região Norte na nova diretoria, eleita para o mandato de 2023

Tomaram posse, na tarde de ontem, 14, os novos membros da Diretoria do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), eleita para o mandato de 2023. Entre eles estava a reitora do IFRR, professora Nilra Jane Filgueira, escolhida como a representante da Região Norte e eleita vice-presidente de Assuntos Acadêmicos. O evento ocorreu em Brasília (DF), com transmissão ao vivo pelo YouTube.

A nova diretoria é composta pela reitora do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), Maria Leopoldina Veras, presidente do conselho; pelo reitor do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul), Flávio Luís Barbosa Nunes, vice-presidente de Relações Parlamentares; pelo diretor-geral do Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (Cefet-RJ), Maurício Motta, vice-presidente de Administração; pela reitora do Instituto Federal de Roraima (IFRR), Nilra Jane Filgueira Bezerra, do vice-presidente de Assuntos Acadêmicos; e pela reitora do Instituto Federal de Goiás (IFG),  Oneida Irigon, vice-presidente de Relações Institucionais.

Em seu discurso, a nova presidente do colegiado, Maria Leopoldina Veras, expressou muita alegria e esperança em assumir o cargo. “Ratificamos o compromisso e a responsabilidade com a educação profissional, científica e tecnológica, com cada um dos mais de 1,4 milhão de estudantes e dos mais de 80 mil servidores. Muito ainda há de se fazer pelo nosso povo por meio da educação, do ensino gratuito e de qualidade. Esse compromisso é pautado pela esperança de que dias melhores virão, após o período da pandemia e os diversos ataques sofridos pela educação nos últimos anos. Sabemos que o ano de 2023 não será fácil. Então, a união é necessária de modo que nenhum fique para trás. Como educadora, como mulher, como mãe, como aquela que acredita na educação, assumo aqui, publicamente, esse compromisso. Podem contar comigo, podem contar com a nossa diretoria, podem contar com o Conif para o avanço do nosso país”, declarou.

A reitora do IFRR, professora Nilra Jane Filgueira, acredita que o grande desafio da gestão de 2023, depois de tantas dificuldades impostas por uma série de cortes e bloqueios orçamentários ocorridos nos últimos anos, que impactavam principalmente o atendimento a estudantes em situação de maior vulnerabilidade, será recompor um ambiente propício para o desenvolvimento acadêmico.

Para que isso ocorra, segundo ela, vai ser preciso concentrar esforços iniciais na articulação entre os fóruns e as câmaras de ensino para fortalecer a educação profissional, científica e tecnológica, garantindo uma assistência estudantil que alcance os resultados propostos a partir dos princípios da Rede Federal, que vão além da promoção de um ensino gratuito e de qualidade, ou seja, é preciso trabalhar para que os IFs ofereçam condições inclusivas para o desenvolvimento de profissionais  que sejam referência em todo o Brasil.

"O Conif é uma instituição de suma importância para a educação, pesquisa e inovação no nosso país. Portanto, representar a Região Norte no conselho é uma grande honra não apenas para mim, como reitora, mas também para toda a comunidade acadêmica e  de servidores do IFRR, em razão da oportunidade de levarmos a realidade da Amazônia, em especial a ocidental, que é muito diversa, mas ainda pouco conhecida, para o âmbito nacional. A intenção é poder contribuir efetivamente para o enriquecimento das discussões e da tomada de decisões estratégicas para a educação no Brasil, além de atuar na articulação do atendimento das principais demandas da assistência estudantil para toda a rede", afirmou Nilra Jane.

A agenda dos conselheiros continua durante toda a semana em Brasília. Eles participarão da 119ª Reunião Ordinária do Conif, a primeira da nova diretoria, que  ocorre nesta quarta,  15, e na sexta-feira, 17.

Nova Diretoria – A escolha de uma nova Diretoria do Conif é feita da seguinte maneira: os reitores dos institutos federais de todo o País são divididos por região, e cada região escolhe seu representante. Entre os escolhidos, um nome é votado para presidir o conselho. O acordo entre os conselheiros é que cada mandato seja presidido por um representante de uma região diferente da região anterior. Neste ano, a presidente é a reitora do IF Sertão Pernambucano, representando a Região Nordeste.

15/2/23

« Maio 2024 »