Amajari vai reunir 117 atletas na segunda etapa dos Jogos Intercampi

por Rebeca publicado 25/04/2018 19h55, última modificação 26/04/2018 11h29
Os esportes da vez serão o handebol e o vôlei de quadra. A abertura da etapa ocorre na sexta-feira, dia 27, no ginásio poliesportivo do campus

Depois de competir nas modalidades de xadrez e futsal, no Campus Novo Paraíso (CNP), chegou a hora de os alunos-atletas do Instituto Federal de Roraima (IFRR) participarem da segunda etapa do IV Jogos Intercampi, que ocorre nos dias 27, 28 e 29, no Campus Amajari (CAM). A unidade está localizada na Rodovia Antonino Menezes da Silva (RR-342), vicinal que liga a Balsa de Aparecida à Vila Brasil, Km 3, Município do Amajari.

Os esportes da vez serão o handebol e o vôlei de quadra. Ao todo, 117 alunos-atletas, dos Campi Boa Vista (CBV), Boa Vista Zona Oeste (CBVZO), Novo Paraíso (CNP) e Amajari (CAM), estão inscritos para essa etapa dos jogos, que está com a abertura marcada para as 15 horas desta sexta-feira, dia 27, no ginásio poliesportivo do CAM. Antes disso, às 14 horas, ocorre, na biblioteca, o congresso técnico das duas modalidades.

As competições terão início, ainda na sexta-feira, com o handebol, a partir das 15h30, seguido do vôlei de quadra, às 16h30. As equipes da casa fazem os jogos de abertura, que são abertos ao púbico externo. Todas as equipes jogam no mesmo dia, mas a única a repetir jogos será a da casa, para dar mais descanso aos atletas que vêm de outros campi, por exemplo, os do CNP, que enfrentam mais de seis horas de viagem.

O pró-reitor de Extensão do IFRR, Nadson Castro dos Reis, está otimista com a quarta edição dos jogos, que tem engajado servidores e estudantes. “Nós temos notado o esforço dos campi envolvidos em proporcionar o melhor nas etapas. Da mesma forma ocorre com muitos alunos-atletas, que, a cada ano, se dedicam não só aos treinos, mas também aos estudos, o que contribui para consolidarmos esse tipo de evento inclusive como estratégia de melhoria do desempenho escolar”, ressaltou.

A presidente da comissão central organizadora do evento no CAM, Júlia Medeiros Dantas, disse que, desde março, a unidade está nos preparativos da segunda etapa dos jogos para receber bem os visitantes. “A expectativa é que a competição ocorra de maneira justa, limpa, sem grandes intercorrências. Claro, é uma competição estudantil e conhecemos bem os nossos atletas – alguns são muito bons, outros estão iniciando no esporte –, mas o objetivo principal dos jogos é a integração intercampi, ou seja, não é revelar talentos, muito embora a gente utilize os resultados como base para fazer as convocações para os jogos entre os institutos na etapa regional”, comentou.

POLÍTICA – Os Jogos Intercampi são uma política da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) executada pelos setores de extensão dos campi com o objetivo de congregar e integrar a comunidade acadêmica, além de fortalecer a prática esportiva no âmbito institucional.

Os resultados da primeira etapa foram os seguintes: no futsal masculino – 1.° lugar: CBVZO; 2.° lugar: CBV, seguido pelo CAM. No feminino, o CNP levou o primeiro lugar, seguido pelo CAM, CBV e CBVZO. No xadrez, o CBVZO levou a melhor, ficando com os primeiros e os terceiros lugares no masculino e no feminino. O CBV ficou em 2.° nos dois naipes.

Laura Veras
25/4/2018