APICULTURA – IFRR deverá contribuir para o estímulo à produção de mel no Estado de Roraima

por Laura publicado 28/04/2023 19h54, última modificação 28/04/2023 19h54
Profissionais da instituição participaram, nesta sexta-feira, de audiência pública na ALE-RR para o desenvolvimento de um projeto na área

A cadeia produtiva do mel esteve em pauta na audiência pública que ocorreu nesta sexta-feira, 28, na Assembleia Legislativa de Estado de Roraima (ALE-RR). A iniciativa foi do deputado federal Albuquerque e contou com a participação de representantes do Instituto Federal de Roraima (IFRR), de cooperativas locais, de profissionais de ministérios, como o Mapa e o MDA, de produtores rurais e outras entidades ligadas à área.

O objetivo foi discutir o perfil da produção de mel no estado, definindo as dificuldades enfrentadas e as alternativas para saná-las, de modo que seja elaborado um Plano de Trabalho, em parceria com o IFRR, para a construção de um projeto que possibilite, entre outros aspectos, a aquisição de kits e equipamentos para a realização da atividade de apicultura e a assistência técnica para os apicultores locais, por meio do trabalho do instituto.

Conforme a reitora do IFRR, Nilra Jane Filgueira, um projeto similar já vinha sendo desenvolvido no Campus Novo Paraíso (CNP) da instituição, no sul do estado, sob a coordenação da professora Edileusa dos Santos.  “Essa iniciativa veio ao encontro da proposta do deputado Albuquerque, e a audiência foi positiva para apresentarmos o alcance da instituição em Roraima, algumas atividades desenvolvidas nas unidades e as tratativas iniciais com os ministérios e secretarias que têm vindo ao estado para discutir a etapa de elaboração do plano de trabalho, que foi ponto da fala da professora Edileusa, que será responsável por coordenar esse novo projeto no IFRR”, contou.

Segundo dados apresentados pelo deputado Albuquerque, a Cooperativa de Apicultores de Roraima (Cooproraimel), que possui hoje 50 cooperados, a produção mensal de mel é de 45 mil quilos, com uma média de 1.500 quilos por dia, o que demonstra como a atividade pode ser promissora para o estado.

A reitora esclareceu que tratativas sobre a iniciativa já vinham sendo realizadas antes mesmo da audiência. Agora, deve ser feita a elaboração do plano de trabalho e, por fim, firmado o Termo de Execução Descentralizada (TED), para que o IFRR comece a executar o projeto, que terá a contribuição direta de profissionais dos Campi Novo Paraíso e Amajari, as duas unidades agrícolas da instituição. “Todas as oportunidades que têm chegado nós estamos abraçando e, com essa, não seria diferente. Ela é resultado das articulações que temos realizado com nossos parlamentares para a expansão e o estímulo à educação, à ciência e à tecnologia em Roraima. A fala do deputado Albuquerque casa com nossa a missão de chegar até as comunidades locais e beneficiá-las”, destacou.

28/4/2023