“Esta comenda também é reconhecimento do IFRR como orgulho de Roraima”, declara a reitora

por Gildo Sousa dos Santos Junior publicado 23/03/2023 19h45, última modificação 28/03/2023 19h13
Cerca de 80 mulheres foram homenageadas nesta quinta-feira, dia 23, na Assembleia Legislativa de Roraima, durante a sessão especial "Mulheres que inspiram"
“Esta comenda também é reconhecimento do IFRR como orgulho de Roraima”, declara a reitora

Na sessão especial “Mulheres que inspiram”, promovida pela Assembleia Legislativa de Roraima, a reitora do IFRR, professora Nilra Jane Filgueira, foi homenageada pela história de superação pessoal e pelos trabalhos prestados à educação de Roraima

 

Em uma solenidade mais uma vez marcada pela emoção na Assembleia Legislativa de Roraima, devido a mais um momento de entrega da honraria máxima do parlamento estadual, a comenda “Orgulho de Roraima”, um dos destaques da cerimônia foi a entrega do prêmio  à reitora do IFRR, professora Nilra Jane Filgueira, pelos 38 anos de trabalho prestados à educação de Roraima, sendo 14 na Rede Federal, além da marcante história de superação pessoal.

 

O presidente da Casa Legislativa, deputado Francisco Sampaio, mais conhecido como Soldado Sampaio, lembrou que não  apenas no mês de março, dedicado a homenagear as mulheres, essa temática é lembrada no Legislativo, mas também durante todo o ano, por meio de diversas ações. 

 

“Este é um momento não só de chamar a atenção para o respeito e valorização da mulher, mas também para lembrar que sempre é tempo de desenvolver ações voltadas para ela, não apenas no mês de março. Por isso, buscamos atuar de maneira contínua, principalmente por meio do combate à violência doméstica, uma grave problemática em todo o país”, observou. 

 

Entre as cerca de 80 mulheres homenageadas pela atuação de destaque no estado, a professora Nilra Jane foi indicada pelo deputado estadual Francisco Cláudio Linhares de Sá Filho, mais conhecido como deputado “Dr. Cláudio Cirurgião”.

 

No requerimento para a concessão da comenda, ele justificou o nome da reitora pelo compromisso que ela com a educação no estado, onde vem atuando  como professora, além de ter ocupado diversos cargos de gestão, antes do atual, sem falar da história de superação pessoal, marcada pela perda da primeira filha e do marido em um crime brutal, ocorrido em 2015, o que a fez intensificar a dedicação aos trabalhos já prestados para poder reconstruir a vida com a família.

 

O parlamentar, durante o discurso de entrega da comenda à reitora, também destacou essa trajetória de superação pessoal, assim como os serviços prestados por ela no setor educacional em Roraima. “A história pessoal de superação da professora Nilra é conhecida por todo o estado. Ela tem grande representatividade não apenas por isso, mas também pela forte atuação na educação. Hoje atua como reitora do Instituto Federal de Roraima, instituição de grande valor para o  desenvolvimento do estado, mas já vem sendo destaque  por todo o trabalho e comprometimento no que vem realizando, há muito tempo, na Rede Federal de Educação e também na estadual”, ressaltou.

 

Para a reitora, essa ação promovida pela Assembleia Legislativa de Roraima, em uma edição especial voltada para a valorização das mulheres, tem um grande significado para a sociedade roraimense, que ganha muito ao conhecer mulheres que desenvolvem ações importantes para o estado. Ao mesmo tempo, trata-se de um ato fundamental para a memória de Roraima, pois a solenidade fica registrada na história. 

 

“Essa comenda não é um reconhecimento pessoal para mim apenas, como mulher e professora, mas  também a vejo como uma forma de reconhecimento e valorização da atuação das professoras, das servidoras públicas, de todas as mulheres. Além disso, avalio como um momento especial também para todo o corpo técnico e docente do IFRR. Acredito muito que essa honraria tem grande significado e que servirá como um incentivo a mais pelo reconhecimento do que já vem sendo feito para uma educação de qualidade e gratuita no extremo norte do Brasil, devendo estimular a dedicação que já temos para que tudo isso possa ser ampliado e intensificado”, declarou a reitora.

 

 

 

 

Fotos: Erick Vieira

« Abril 2024 »
month-4
Do Se Te Qu Qu Se Sa
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 1 2 3 4