Sobre o PIBID
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DO INSTITUTO FEDERAL DE RORAIMA (PIBID/IFRR)
O PIBID é um Programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para melhoria da qualidade da educação básica pública brasileira.
O Projeto aprovado e apoiado no âmbito do PIBID é proposto pelo grupo de professores do IFRR e desenvolvido por um grupo de licenciandos sob a supervisão de professores de educação básica e com orientação dos professores do IFRR.
O PIBID - IFRR apresenta os seguintes objetivos:
I – incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica;
II – valorizar o magistério, incentivando os licenciandos a conheceram a realidade em que irão atuar como futuros professores da educação básica;
III – promover a melhoria da qualidade da educação básica;
IV – promover a articulação da educação superior do IFRR com a educação básica do sistema público;
V – investir na melhoria da qualidade das ações dos licenciandos, tornando-os protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério;
VI – possibilitar a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura;
VII – proporcionar aos futuros professores a participação em ações, experiências metodológicas e práticas docentes inovadoras, articuladas com a realidade local da escola;
VIII – promover a aproximação entre ensino, pesquisa e a extensão, compreendendo a prática da educação como campo de pesquisa educacional e geração de conhecimento;
IX – contribuir para que os licenciandos se insiram no cotidiano do magistério, através da apropriação e da reflexão sobre instrumentos, saberes e peculiaridades do trabalho docente.
A equipe do PIBID – IFRR é composta pelos seguintes membros:
I – o coordenador institucional;
II – os coordenadores de área de gestão de processos educacionais;
III – os coordenadores de área (coordenadores dos subprojetos);
IV – os professores supervisores das escolas públicas participantes;
V – os professores colaboradores dos subprojetos;
VI – os licenciandos bolsistas; e
VII – os licenciandos voluntários.
O PIBID - IFRR só possui um projeto institucional em andamento, composto por subprojetos dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Matemática, Educação Física e Letras-Espanhol e Literatura Hispânica e outra licenciatura que o IFRR venha ofertar.
O projeto institucional do IFRR abrange diferentes características e dimensões da iniciação à docência, que são:
I - desenvolvimento de ações que valorizem atividades teórico-práticas e interdisciplinares no processo de ensino-aprendizagem;
II – planejamento e execução de atividades nos espaços do IFRR com licenciandos, possibilitando ações, experiências metodológicas e práticas docentes inovadoras articuladas com a realidade local da escola;
III – desenvolvimento, testagem, execução e avaliação de estratégicas didático-pedagógicas, que possibilitem a aproximação entre ensino e pesquisa, compreendendo a pesquisa educacional como geração de conhecimento;
IV – registro das atividades em portfólio, para que se perceba os diferentes olhares sobre a práxis educacional na escola;
V – leitura e discussão de referenciais teóricos contemporâneos educacionais das Ciências da Educação, para fundamentar o planejamento e os estudos derivantes das reuniões pedagógicas/administrativas com os coordenadores de área, supervisores e iniciação à docência;
VI - desenvolvimento de ações e experiências metodológicas que estimulem os bolsistas a adquirirem o caráter inovador, a ética profissional, a criatividade, a inventividade e a interação dos pares na superação de problemas identificados no processo ensino-aprendizagem;
VII – ampliação e aperfeiçoamento do uso da língua portuguesa e à capacidade comunicativa, oral e escrita, como elementos centrais da formação dos professores;
VIII - divulgação da produção realizada no Pibid, para troca de experiências com os seus pares, com participação em eventos, para que ocorra um crescimento didático/pedagógico, através da reflexão sobre sua práxis como futuro professor da Educação Básica;
IX - criação de oportunidade aos licenciandos de serem pró-ativos no processo de ensino-aprendizagem, em que a concepção pedagógica, os conceitos da área do conhecimento compartilhados por todos os envolvidos no projeto.