Sobre o Qualifica Mais

por Janderson Melo Baima publicado 19/11/2021 14h55, última modificação 19/11/2021 14h57

Apresentação


Programa Qualifica Mais é um programa de qualificação profissional voltado para a inserção de jovens e adultos no mercado de trabalho. Importantes áreas temáticas são contempladas, no intuito de oportunizar qualificação laboral gratuita e contribuir para o desenvolvimento da região.

 

Qualifica Mais Progredir

O Programa Progredir destina-se a fomentar vagas em cursos de qualificação profissional de Microempreendedor Individual (MEI) voltados ao atendimento e à inclusão produtiva dos beneficiários do Programa Auxílio Brasil. Busca-se indiretamente a formalização dos egressos como MEI e seu encaminhamento para outras políticas federais, como é o caso do Programa Fomento Urbano do Ministério da Cidadania.

Características do curso:
1- Modalidade: presencial
2- Público-alvo: 18 anos ou mais de idade, com Ensino Fundamental completo.
3- Carga horária: 160 horas
4- Vagas: 500 vagas, distribuídas nos municípios de Boa Vista 

5- Seleção dos alunos: edital.

 Qualifica Mais EnergIF

O Programa EnergIF objetiva a impulsionar a formação profissional tecnológica em energias renováveis e eficiência energética, por meio da qualificação profissional de Eletricista de Sistemas de Energias.

O EnergIF, estruturado no âmbito da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), do Ministério da Educação (MEC), torna possível a aplicação de medidas de melhoria no desempenho energético da Rede Federal, bem como a ampliação da oferta de cursos por suas unidades.

Características do curso:
1- Modalidade: presencial
2- Público-alvo: 18 anos ou mais de idade, com Ensino Fundamental completo.
3- Carga horária: 200 horas
4- Vagas: 100 vagas, distribuídas nos municípios de Boa Vista

5- Seleção dos alunos: edital.

Qualifica Mais EMPREGA MAIS

 O Emprega Mais é uma linha de fomento voltada a ofertar vagas gratuitas em cursos de qualificação profissional ou de formação inicial e continuada. O objetivo é qualificar trabalhadores e aprendizes com ofertas vinculadas às necessidades setoriais de mão de obra qualificada, aferidas por meio do mecanismo de mapeamento de demandas denominado SuperTec e/ou de outras metodologias de mapeamento de demandas com o setor produtivo.

   A ação é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) e a Secretaria de Políticas Públicas de Emprego – SPPE do Ministério do Trabalho e Previdência (SPPE/MTP) e vai ao encontro da Estratégia Nacional de Qualificação para a Produtividade e o Emprego, instituída no Decreto nº 10.110/2019, que promove ações visando ao aumento da empregabilidade e da produtividade.